Livraria da Folha

 
23/02/2010 - 13h54

Editora diz que vai relançar biografia controversa de Lula com nova capa

GUILHERME SOLARI
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
"Lula do Brasil" promete ser biografia "equilibrada" e "imparcial",
"Lula do Brasil" é apresentada como "imparcial"; capa é questionada
Divulgação
Por conta do filme, jornalista relança livro que foi tese de doutorado
Capa do livro de Denise Paraná remete ao cartaz do filme

A editora Geração Editorial vai relançar no mês que vem o livro "Lula do Brasil", obra que por determinação da justiça precisou ser retirada das livrarias devido à semelhança com o cartaz de divulgação do filme "Lula: Filho do Brasil", dirigido por Fábio Barreto. O livro relançado terá uma nova capa.

A similaridade com o pôster, e com o livro de Denise Paraná que remete ao filme, já havia sido percebida em reportagem da Livraria da Folha no final do ano passado.

O fundador da Geração Editorial, Luiz Fernando Emediato, declarou à imprensa que houve de fato inspiração no cartaz do filme, mas que considera desproporcional a decisão da Justiça, uma vez que a divulgação do tema beneficiaria a ambas as partes.

Segundo a assessoria de imprensa da editora, ela ainda entrou com um pedido pela isenção da multa diária de R$ 50 mil no caso de não recolhimento das obras dos pontos de venda. Ela afirma que, dadas as proporções continentais do Brasil, seria preciso organizar uma operação logística inviável no prazo de 48 horas estabelecido pela decisão judicial.

Um relançamento de "Lula do Brasil" deve ocorrer em março, e a nova capa ainda está sendo feita pela editora.

 
Voltar ao topo da página