Livraria da Folha

 
25/02/2010 - 09h11

Escritor Salman Rushdie planeja livro sobre década que passou escondido

da Livraria da Folha

Alberto Estévez/Efe
Autor irá relembrar os anos que viveu sob intensa proteção policial
Autor irá relembrar os anos que viveu sob intensa proteção policial

O escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie revelou que irá escrever um livro sobre o período mais conturbado de sua biografia: a década na qual ficou escondido devido à fatwa de execução lançada pelo aiatolá Khomeini devido ao livro "Os Versos Satânicos".

Divulgação
Obra causou uma reação de violência inédita do mundo islâmico
Obra causou uma reação de violência inédita do mundo islâmico

A ordem morte foi lançada em 1989, pois o líder iraniano afirmou que a obra de Rushdie insultava o Islã, o profeta Maomé e o Corão. Rushdie precisou ficar escondido e sob proteção policial por dez anos, enquanto seu livro era queimado pelas ruas em diversos países do mundo islâmico. Em 1998, o governo do Irã afirmou que não apoiava a fatwa, mas que não podia revogá-la.

O escritor revelou a sua intenção de criar a obra a repórteres na Universidade Emory de Atlanta, que irá mostrar uma exibição de objetos pessoais do autor durante o período, como cartas de apoio de personalidades, fotos, desenhos, manuscritos, notebooks e até post-its com ideias para romances.

Ainda este ano deve chegar às livrarias do exterior o próximo livro de Rushdie, "Luka and the Fire of Life" (Luka e o Fogo da Vida), informou o "The Guardian". Trata-se de uma continuação da obra infantil "Haroun e o Mar de Histórias", que o escritor criou para seu filho quando este tinha nove anos.

 
Voltar ao topo da página