Livraria da Folha

 
25/02/2010 - 11h18

Congresso ibero-americano vai discutir literatura infantil e juvenil no Chile

da Livraria da Folha

Até 28 de fevereiro, o Cilelij (Congreso Iberoamericano de Lengua y Literatura Infantil y Juvenil) será realizado em Santiago do Chile para discutir as perspectivas da produção de literatura infantil e juvenil ibero-americana.

Por causa de terremoto, Chile suspende congresso

O Congresso terá uma periodicidade trienal e pretende se transformar em um fórum de discussões sobre as bases e a potencialidade desse ramo da literatura na região.

O evento terá dois módulos de programação. A diurna, com palestras, mesas-redondas e debates, dirigindo-se aos inscritos no Congresso, e a noturna, com intervenções culturais, entrevistas e lançamentos abertos ao público.

Mais de 70 especialistas da América Latina e da Espanha figuram no programa. O grupo vai traçar um panorama da literatura infantil e juvenil nas línguas espanhola e portuguesa.

O evento conta com a colaboração do órgão governamental Dibam (Dirección de Bibliotecas, Archivos y Museos), com o patrocínio da Academia Chilena da Língua. A Fundação SM também apoia a iniciativa.

Durante esta edição serão apresentados dois volumes que são tidos como leitura de cabeceira de grandes autores latino-americanos da literatura escrita para crianças e jovens --o "Gran Diccionario de Autores Latinoamericanos de Literatura Infantil y Juvenil" e "Historia de la Literatura Infantil en América Latina", ambos sem tradução no Brasil.

 
Voltar ao topo da página