Livraria da Folha

 
28/02/2010 - 09h32

Livro conta a história de Corinthians e Santos, o clássico mais antigo de São Paulo

JULIANA FARANO
colaboração para a Livraria da Folha

O clássico entre Corinthians e Santos é o mais antigo de São Paulo --realizado pela primeira vez em 22 de julho de 1913-- e, querendo ou não, ninguém é indiferente à partida.

Divulgação
Jornalistas e torcedores falam sobre a rivalidade alvinegra
Jornalistas e torcedores falam sobre a rivalidade alvinegra

Os santistas não se cansam de relembrar a fase em que o time, liderado pelo talento nato de Pelé, se tornou o maior carrasco da equipe do Parque São Jorge. Já os corintianos costumam chegar à Vila munidos de faixas com os dizeres "eterno 7x1" e não param de celebrar a goleada que o clube aplicou no rival em novembro de 2005, numa tarde inspirada do atacante argentino Carlitos Tevez.

Toda esse clima de paixão e provocação que o futebol é capaz de causar nos torcedores, mais os detalhes históricos deste clássico, estão no livro "O Grande Jogo" (Novo Século, 2009).

O torcedor "normal" é aquele que se exalta com os adversários só para provar que seu time é superior --mesmo quando as campanhas e números provam o contrário-- e que, no calor da discussão, nem sempre fala coisa com coisa, e esquece data, nome de jogador e torneio. Neste livro, a "discussão" é embasada por profundos conhecimentos de causa, com dados, estatísticas e fatos históricos.

O corintiano Celso Unzelte e o santista Odir Cunha, além de apaixonados e fanáticos, são jornalistas e historiadores de seus times. Sabem tudo! Na publicação, eles dão uma verdadeira aula de história sobre futebol e, ao mesmo tempo, protagonizam acirradas discussões sobre os clássicos alvinegros.

A Livraria da Folha, sem tomar partido de ninguém, conta com uma página especial sobre o Corinthians e outra sobre o Santos. Acesse e veja mais livros sobre esses dois times paulistas.

*

"O Grande Jogo"
Autor: Odir Cunha e Celso Unzelte
Editora: Novo Século
Páginas: 176
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página