Livraria da Folha

 
01/03/2010 - 19h43

Em livro, historiador questiona se homem nasce criminoso

da Livraria da Folha

O determinismo biológico, ou biodeterminismo, é a teoria que explica os comportamentos criminosos e insanos por meio de medidas anatômicas, como o formato da testa.

Divulgação
Livro traz uma análise sobre a patologização dos comportamentos
Livro traz uma análise sobre a patologização dos comportamentos

A corrente teórica foi muito popular entre a medicina e a criminalística até meados do século 20. Hoje a prática é vista como aberrante, no passado serviu como embasamento para nazistas, racistas e homofóbicos.

Luis Ferla, professor de história contemporânea na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), investigou a prática na cidade de São Paulo entre 1920 e 1945. O fruto dessa pesquisa está no livro "Feios, sujos e malvados sob medida".

O volume é uma contribuição fundamental para a história da ciência no Brasil, e, principalmente, uma alerta aos deslumbrados pelas descobertas do genoma humano.

Segundo o autor, "desde as últimas décadas do século 20, e entrando no século 21, houve uma revivência, de forma diferente, desses ideais. O desenvolvimento extraordinário da ciência genética a partir dos anos de 1970, por exemplo, tem possibilitado uma sobrevalorização dos aspectos biológicos".

*

"Feios Sujos e Malvados Sob Medida"
Autor: Luis Ferla
Editora: Alameda
Páginas: 426
Quanto: R$ 62,00
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página