Livraria da Folha

 
02/03/2010 - 10h51

Reedição destaca ideário político do acadêmico Joaquim Nabuco no século 19

da Livraria da Folha

Divulgação
Volume é referência nos estudos sobre as ideias políticas no Brasil
Volume é referência nos estudos sobre as ideias políticas no Brasil

"O Encontro de Joaquim Nabuco com a Política", do sociólogo e cientista político Marco Aurélio Nogueira, foi publicado originalmente em 1984 com o título "As Desventuras do Liberalismo". À época, o livro foi considerado como uma das primeiras pesquisas acadêmicas dedicadas ao político, diplomata, acadêmico e abolicionista Joaquim Nabuco.

Conheça biblioteca especializada em Joaquim Nabuco

A primeira edição continha o prefácio do historiador Raymundo Faoro. Nesta, Cristovam Buarque se atém às posturas política e intelectual do diplomata liberal. A reedição integra as homenagens ao abolicionista, cujo centenário de morte ocorreu em janeiro.

Com linguagem ágil e vasta pesquisa bibliográfica baseada na tese de doutoramento do autor, o volume traça um paralelo entre o conjunto dos documentos e a biografia pessoal de Nabuco. O sociólogo explora, sob diferentes ângulos, a personalidade política e intelectual de Nabuco.

Esta reedição traz um apêndice dedicado à relação de Nabuco com a política. Com ele, o leitor perceberá como a política mudou pouco no Brasil. Do século 19 até hoje, continua sendo feita de acordos, conciliações e conchavos, sem alterar, de forma significativa, a estrutura social.

 
Voltar ao topo da página