Livraria da Folha

 
03/03/2010 - 20h35

Entenda como os signos influenciam o temperamento do seu filho

da Livraria da Folha

Divulgação
Guia astrológico mostra aos pais como é a criança de cada signo
Guia astrológico mostra aos pais como é a criança de cada signo

O livro "O que os Astros Dizem Sobre Seu Filho", de Márcia Mattos, é um guia astrológico mirim que analisa como os signos influenciam as crianças de até sete anos. De sua relação com a mãe, o pai, os irmãos, os amigos à maneira como se comporta na sala de aula, os desafios do aprendizado, sua saúde e fragilidades, suas brincadeiras favoritas e suas habilidades.

Márcia é diretora da Escola de Formação em Astrologia e fundadora da Sociedade de Astrologia, ambas no Rio de Janeiro. Ela também escreveu "Guia Lunar 2010" e "O Livro da Lua 2010", onde a autora prevê que o carisma de Lula será ameaçado em março pela oposição.

Tatiana Magalhães, assistente de Márcia, é especializada em astrologia infantil. Em 2009, a dupla fundou o site Astrokids, direcionado para pais e educadores que buscam conhecer melhor seus pequenos.

Leia abaixo trechos sobre o temperamento das crianças de cada signo.

*

Áries

A criança de Áries tem uma energia inacreditável. Uma energia de fogo que ninguém consegue conter. Vários adultos se esgotam tentando sucessivamente acompanhá-la. Independente, voluntariosa, é desde pequenininha avessa à autoridade, à ordem e à imposição. Entre a vontade de alguém e a própria, escolherá sempre a própria. Se insistirem em botar "só mais uma colherzinha" da papinha em sua boca quando já balançou a cabeça avisando que não queria mais, vai jogar a comida longe. Isso é que é arremesso a distância. Rápidos, os bebês deste signo são um pouco prematuros em tudo. E acelerados também. Comem rápido, movem-se rapidamente e aprendem a fazer tudo de primeira. Impacientes e apressados, podem ser um pouco estabanados durante a infância.

Touro

Esta é uma criança possessiva e colecionadora. Gosta de tudo o que possui e não suporta que peguem suas coisas. Mesmo que já tenha um brinquedo, um objeto ou uma roupa, sempre gosta de ter mais um igual, pois lhe agrada acumular. Os taurinos são capazes de dormir agarrados em uma boneca, em um carrinho ou no presente que ganharam na véspera. Essa possessividade se estende naturalmente às pessoas de que gostam. Sofrerão de ciúme s quando um irmãozinho chegar, quando a mamãe ficar de namoro com papai e principalmente na escola, quando virem seu melhor amigo ou amiga dando a mesma atenção a uma outra criança.

Gêmeos

Sociável, comunicativa e falante, conversa com todo mundo. Na verdade, o pequeno geminiano precisa de interlocutores. É importante ter sempre gente à sua volta para conversar, ouvi-lo, responder a suas intermináveis perguntas e trocar ideias. Muito cedo, começa a não precisar da companhia exclusiva dos pais e se interessa em abrir um pouco o universo social, passando bastante tempo com os colegas, dormindo na casa deles - uma situação um pouco difícil para pais mais apegados. Começará a falar logo, possivelmente antes das outras crianças da sua idade. E a andar, já que foi feito para o movimento. Muito antes da hora, também aprenderá a ler e a escrever. Sozinho. É a paixão pelas palavras. Geralmente, volta da escola com prêmios de poesia e redação.

Câncer

Essa criança precisa de uma vida estável: rotina, horários e pessoas que ela sinta como seguras e capazes de tomar conta dela. Ela mesma é muito protetora e maternal, e será capaz de cuidar dos irmãozinhos e de outras crianças, se perceber que estão sendo negligenciados por um adulto. Ao mesmo tempo que é uma criança sensível, que se magoa muito facilmente e se ressente de qualquer sinal de desatenção ou frieza, ninguém se doa tanto quando encontra carinho e cuidados. Seu rosto, sobretudo seus olhos, refletem tudo o que está sentindo. Não precisa de palavras, nem de adivinhações; é preciso ser muito distraído para não perceber o que se passa com essa criança.

Leão

Se quisermos que um leonino, mesmo pequenino, nos respeite, devemos fazer com que nos admire. Além disso, é melhor adotar o encorajamento e os elogios do que ordens. Assim, ele se sentirá honrado e fará o que deve. Jamais chame sua atenção ou repreenda-o em público: orgulhosa, a criança leonina sentirá a sua honra manchada e não o perdoará. Por outro lado, é uma criança generosa, com um coração enorme e nobre, o que faz com que não brigue com crianças menores, não minta para se defender, não acuse alguém do que ela própria fez e não entregue uma travessura do irmão ou do amiguinho. É de uma lealdade só.

Virgem

O menino e a menina de setembro são dos mais fáceis de se educar, pois são bem comportados por natureza. Dificilmente aprontam. É possível trabalhar ou estudar ao lado deles. Costumam ficar quietinhos, observando os outros ou entretidos com sua própria atividade. Adoram as pesquisas, as experiências e brincar de laboratório. Desde cedo, medicina, química, fórmulas e tudo o que envolve a saúde em geral atraem essa criança. Botânica e biologia são outros assuntos fascinantes para um virginiano. Técnica, tecnologia e jogos eletrônicos também os interessam. São capazes de passar horas sozinhos, concentrados em um único objeto, brinquedo ou assunto. Geralmente, têm habilidade manual e sabem montar e desmontar qualquer coisa. Podem também ter talento para o desenho, com um traço bem preciso.

Libra

O pequeno libriano detesta estar só. Não gosta de fazer nada sozinho. E possui uma habilidade incomparável para arranjar um par. Terá sempre uma companhia para brincar, estudar, ir ao colégio, ir ao curso de inglês, passear, ir ao clube, à pracinha. Jamais o veremos sem um coleguinha do lado. Mesmo que ele seja convidado pessoalmente para uma festinha ou aniversário, levará uma companhia. Eles funcionam assim. Em dupla. Desde cedo. Para terem sempre uma companhia, são amáveis e agradáveis, e escondem o mau humor ou qualquer sentimento de raiva e hostilidade. Só para não desagradar.

Escorpião

Profundamente observadora, nada escapa a essa criança ou a engana. É melhor se esquecer das falsas desculpas e das explicações superficiais. É melhor ser sincero e não esconder nada dela. Porque, no fundo, ela já sabe o que está acontecendo. Já sentiu e pressentiu tudo o que está se passando à sua volta e só está buscando confirmação para a sua extraordinária sensibilidade. Se não lhe disserem a verdade, ela perderá a confiança nas pessoas. E para um escorpiano, mesmo pequenininho, confiança não tem preço. Desafios também são estimulantes para um escorpiano. Quanto mais impossível aquilo lhe soar, mais fascinante será. Em compensação, cuidado com jogos e manipulações. Esta é uma criança hábil. Conhece os pontos fracos alheios e sabe conseguir o que quer, sem que a pessoa note que está sendo enredada. Ela pergunta uma coisa para saber outra, põe um coleguinha contra o outro para ficar mais forte entre ambos, etc. O escorpiano pode ser criança, mas não é ingênuo.

Sagitário

Já viu uma criança que não gosta de colo? Solta logo os bracinhos e empurra as pernas para fora do colo. À noite joga o cobertorzinho para longe. Os pequenos sagitarianos não gostam de nada que os cerceie. Até na hora de vesti-los é um problema. Desde pequenininhos, são apaixonados por atlas, globo terrestre, mapas, documentários sobre regiões distantes, enciclopédias, coleções de geografia e história. Tudo que mostre o tamanho do mundo - que, para eles, é enorme e apaixonante. Adoram viajar para qualquer lugar. E o pai ou a mãe não precisam ir junto: podem mandá-los em excursões, com a turma do colégio, com a família do vizinho. São desapegados e independentes.

Capricórnio

Pode ser um pouco tímida e retraída em relação às outras crianças. Na realidade, ela é muito séria para brincar com as outras crianças, que parecerão infantis e bobas para ela. Talvez os seus melhores coleguinhas venham a ser mais velhos do que ela. Acostumada a controlar as emoções, as dores e as necessidades, não se pode confiar no que ela diz que precisa ou quer. Ela sempre esconderá suas fraquezas e vulnerabilidades. E não demonstrará o que sente ou precisa quando mais precisar. Em parte por orgulho, em parte por medo da rejeição.

Aquário

É a criança mais independente do Zodíaco. Desde cedo, vai adorar ter o seu próprio quarto, dormir sozinha e fazer a maior parte das atividades no próprio ritmo e da maneira que achar melhor. Suporta bem o afastamento dos pais, a saída deles, e começa muito cedo com essa história de dormir na casa dos amiguinhos. Como é franca, se a mamãe perguntar "você não está com saudade?", é capaz de responder que não. Aliás, não prima por muita sensibilidade. Se quiser chamar a sua atenção ou lhe passar uma ordem, fale firmemente, uma única vez. A repetição só fará com que pare de ouvi-la. Começar com a frase "eu já falei mil vezes" é perder um ouvinte.

Peixes

Nada egoísta, tem uma enorme dificuldade de dizer não, o que obriga os pais a tomar cuidado para que a criança não seja oprimida por coleguinhas ou irmãos de personalidades mais dominadoras e egocêntricas. Não sabe pôr limites, e os outros sempre dão um jeito de abusar de sua boa vontade e de sua boa-fé. Sua ingenuidade excessiva também precisa ser corrigida pelos pais e educadores, para que desenvolva minimamente uma defesa contra o excesso de confiança. É capaz de emprestar um brinquedo que acabou de ganhar para uma criança totalmente desconhecida que encontrou pela primeira vez no parque ou na pracinha, e esta desaparecer com seu brinquedo. Ela não está preparada para a maldade das pessoas, nem mesmo das outras crianças. Muitas vezes, os pais e educadores precisam intervir.

 
Voltar ao topo da página