Livraria da Folha

 
04/03/2010 - 22h30

Romance de Dave Eggers é adaptado de clássico de Maurice Sendak; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Eggers: voz promissora da literatura norte-americana
Eggers: uma das vozes mais promissoras da literatura dos EUA

O norte-americano Dave Eggers ganhou fama assim que lançou seu primeiro livro, "Uma Comovente História de Espantoso Talento", um rápido resultado literário sobre a perda quase simultânea de seus pais, ambos vitimados por câncer, quando ele tinha 21 anos. O sucesso estrondoso --1 milhão de cópias vendidas só nos Estados Unidos-- fez dele um dos autores jovens mais promissores da América.

Depois de outros livros de sucesso, como "O Que é o Quê", no qual narra a autobiografia de um jovem sudanês, o escritor retoma o universo infantil abordado em seu primeiro livro com "Os Monstros", lançado no final de 2009 pela Companhia das Letras.

Adaptado do clássico ilustrado de Maurice Sendak, "Onde Vivem os Monstros", o livro de Eggers também está relacionado ao roteiro cinematográfico escrito em parceria com o diretor Spike Jonze (de "Quero Ser John Malkovitch").

"Os Monstros" narra a jornada de Max, um garoto que vai parar em uma ilha distante e lá se torna o rei dos monstros que a habitam. A nova realidade, até então prazerosa, se complica quando ele descobre que as criaturas que encontrou são tão complexas quanto os humanos que deixou para trás.

A seguir, um trecho da obra:

*

Tão ofegante quanto Cotoco, Max perseguiu o cachorro branco feito uma nuvem pelo corredor do andar de cima, desceu a escada de madeira e chegou ao frio hall aberto. Max e Cotoco faziam sempre isso, sair correndo e lutando pela casa, embora a mãe e a irmã de Max, as duas outras moradoras da casa, não gostassem do barulho nem da violência da brincadeira. O pai de
Max morava na cidade e telefonava toda quarta e todo domingo, mas às vezes não.

Max se jogou em cima de Cotoco, errou, trombou em cheio com a porta da frente e derrubou a cestinha que ficava pendurada na maçaneta. Essa cestinha era um pequeno recipiente de vime que Max achava idiota, mas que a mãe de Max insistia em deixar pendurado na maçaneta da porta da frente para dar sorte. A principal finalidade da cestinha era ser derrubada e cair no chão, onde muitas vezes era pisoteada. Então Max derrubou a cestinha, e depois Cotoco pisou nela, enfiando o pé pelo fundo com um desagradável ruído de vime se rasgando. Max ficou aflito por um segundo, mas então esqueceu a aflição ao ver Cotoco tentando andar pela casa com a cesta presa à pata. Não conseguia parar de rir. Qualquer pessoa sensata veria a graça daquela situação.

- Você vai passar o dia inteiro fazendo maluquice? - perguntou Claire, aparecendo de repente em pé ao lado de Max.
- Só faz dez minutos que você chegou em casa.

Sua irmã Claire estava com catorze anos, quase quinze, e já não tinha o menor interesse por Max, pelo menos não um interesse constante. Claire agora estava no primeiro ano do ensino médio, e tudo que os dois sempre haviam gostado de fazer juntos - inclusive brincar de Lobo e Mestre, brincadeira que Max ainda achava legal - já não a seduzia tanto. Ela havia passado a se exprimir com um tom de eterna insatisfação e irritação com tudo que Max fazia, e com a maioria das coisas que existiam no mundo.

Max não respondeu à pergunta de Claire; qualquer resposta seria problemática. Se dissesse "não", isso iria sugerir que ele de fato estava fazendo maluquice, e se dissesse "sim", significaria que não apenas havia feito maluquice, e estava admitindo isso, mas
que pretendia continuar fazendo maluquice.

*

"Os Monstros"
Autora: Dave Eggers
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 264
Quanto: R$ 36,80
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página