Livraria da Folha

 
08/03/2010 - 13h15

Autor ataca princípios da Igreja Católica e escreve guia para agir como Jesus

da Livraria da Folha

Divulgação
Paulo Brabo diz que a religião deturpou os ensinamentos de Jesus
Paulo Brabo diz que a religião deturpou os ensinamentos de Jesus

Popular na internet com o seu blog "A Bacia das Almas", Paulo Brabo reuniu muitas das ideias lá publicadas em um livro que, a despeito de seu pouco tempo de lançamento, acumula admiradores e críticos vorazes. Comentários sobre o livro pipocam em blogs web afora.

Os conceitos que aparecem neste segundo livro do artista plástico, que vive recluso nos arredores de Curitiba, não são mesmo passíveis de indiferença. O autor não poupa os cristãos e sua Igreja na obra "Em 6 Passos o que Faria Jesus", e diz que "a fé que deveria ser encarnada de maneira natural foi substituída por sistemas e regras cujo principal método foi o de evidenciar a própria hipocrisia e fragilidade".

Como o próprio título indica, o livro se apresenta como um guia para os que querem seguir o verdadeiro legado ideológico de Jesus. Os conceitos teriam sido corrompidos, segundo o autor, pelas práticas religiosas. Mas, para resgatá-los à luz da contemporaneidade, basta seguir os seis passos indicados por Brabo, que faz o seguinte alerta na introdução do livro: a rejeição será imediata na terra, mas a consagração no céu virá a médio prazo. A pressa é toda do leitor.

No primeiro passo, "Viva a intolerância contra os religiosos", o autor defende que quem quiser ser como Cristo deve dar um primeiro passo na direção de Deus e para longe da religião --isso porque o primeiro cultivava uma certa intolerância contra os religiosos, por serem estes detentores da verdade e do conhecimento e por não compartilharem seus valores com generosidade e justiça.

Os passos seguintes seguem desconstruindo princípios básicos da Igreja Católica --solidariedade, obediência, reverência-- e incitando uma conduta avessa à dos religiosos, como sugerem os nomes dos outros capítulos do livro: "Faça o que os outros não esperam", "Desfrute sem possuir", "Viva inteiramente em seu mundo", "Permaneça disponível para o momento" e "Sensualize a espiritualidade".

 
Voltar ao topo da página