Livraria da Folha

 
10/03/2010 - 16h41

Obra revela as representações de Frankenstein ao longo de quase dois séculos

da Livraria da Folha

Divulgação
Obra mostra a evolução da criatura em seus quase 200 anos
Obra mostra a evolução da criatura em seus quase 200 anos

A escritora Susan Tyler Hitchcock refaz em "Frankenstein: As Muitas Faces de um Monstro" o trajeto de uma criatura de um romance gótico anônimo publicado em 1831 que se tornou um dos monstros mais reconhecidos e temidos do mundo. O livro, que está sendo lançado no Brasil pela Larousse, ganhou elogios até do ator Bela Lugosi, que cristalizou a imagem de outro monstro das telonas, Drácula.

A escritora analisa junto do leitor desde a criação do "Prometeu Moderno" pela escritora Mary Shelley aos 20 anos até a vasta filmografia sobre a criatura -inclusive os diversos filmes B no qual o personagem estrelou. Susan Tyler Hitchcock chega até aos recentes debates no qual Frankenstein é utilizado como metáfora para discussões envolvendo a engenharia genética.

A obra permite acompanhar a transformação dessa criatura assustadora em uma das primeiras obras que abordou os perigos de quando a ciência invade o território da moral até se tornar símbolo pop e mito moderno. E demonstra também o quanto ele fala sobre os terrores e aspirações dos seres humanos e como as representações do monstro se adaptaram à tecnologia e ciência de diversas épocas.

"Frankenstein: As Muitas Faces de um Monstro"
Autora: Susan Tyler Hitchcock
Editora: Larousse
Quanto: R$ 49,90
Páginas: 352
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página