Livraria da Folha

 
10/03/2010 - 15h37

José Olympio reedita contos célebres do escritor Aníbal Machado

da Livraria da Folha

Divulgação
No volume, contos dedicados a João Cabral e Carlos Drummond
No volume, contos dedicados a João Cabral e Carlos Drummond

A obra do escritor mineiro Aníbal Machado (1894-1964), por não ser extensa, costuma ser reunida em coletâneas. A editora José Olympio, que em 1997 publicou "A Morte Da Porta-Estandarte, Tati, a Garota e Outras Histórias", lança agora uma nova edição do título, com projeto gráfico reformulado e uma introdução do escritor e jornalista Mario Pontes.

A voz de Machado é marcada pelos conceitos do movimento modernista. A vida urbana, que à época do autor viveu se transformava com velocidade, aparece como temática recorrente em seus escritos.

No livro, destaca-se "Tati, a Garota", conto filmado por Bruno Barreto em 1973, com Dina Sfat e Hugo Carvana no elenco. A protagonista do texto é Tati, moça grávida que sai de um bairro pobre da periferia do Rio de Janeiro para morar em Copacabana.

"Viagem aos Seios de Duília", o mais célebre dos contos de Machado, também integra a coletânea. Dedicado ao amigo Carlos Drummond de Andrade, o texto narra a história de José Maria, um funcionário público que, após a aposentadoria, procura um novo sentido para sua vida. Também foi adaptado para o cinema, com direção de Carlos Hugo Christensen, em 1964.

 
Voltar ao topo da página