Livraria da Folha

 
15/03/2010 - 13h33

Coletânea reúne contos e crônicas do escritor mineiro Fernando Sabino

da Livraria da Folha

Reprodução
Escritor, que morreu em 2004, selecionou seus textos
Escritor, que morreu em 2004, selecionou seus melhores textos

"É assombroso como você está escrevendo bem a prosa de ficção. É uma coisa admirável a sua linguagem", escreveu Mário de Andrade em carta para Fernando Sabino, em 1943. À época, Sabino tinha 23 anos e dava os primeiros passos de uma prolífica carreira literária --em 1941, estreou como escritor com o volume de contos "Os Grilos Não Cantam Mais" e empregou-se como jornalista. A profissão permitiu-lhe publicar em jornais e revistas os contos e crônicas que escreveria regularmente por mais de quatro décadas.

Autor de "O Encontro Marcado", dos mais importantes romances brasileiros lançados na década de 1950, Fernando Sabino ficou mesmo popular com as crônicas que costumava publicar no Jornal do Brasil --textos curtos escritos a partir de fatos cotidianos, com o verniz ficcional tão apreciado pelos cronistas de sua época.

A coletânea "As Melhores Histórias de Fernando Sabino" agrupa 50 desses textos escolhidos pelo próprio autor, que faleceu vitimado por um câncer em 2004. Sob a singeleza de uma linguagem simples, corriqueira, Sabino trabalhou com sensibilidade, humor e ironia nas crônicas, distintas por isso de seus romances, muito complexos do ponto de vista da construção.

Em cada uma das breves histórias, pode-se notar o particular estilo linguístico de Sabino, além de um olhar apurado mesmo para as coisas mais banais --características fundamentais para qualquer cronista.

 
Voltar ao topo da página