Livraria da Folha

 
17/03/2010 - 10h08

Líder do Franz Ferdinand fala sobre picanha do Brasil em livro de gastronomia

da Livraria da Folha

Leonardo Wen/Folha Imagem
Alex Kapranos, do Franz Ferdinand, é autor do livro gastronômico "Mordidas Sonoras"
Alex Kapranos, do Franz Ferdinand, é autor do livro gastronômico "Mordidas Sonoras"

O vocalista e guitarrista da banda Franz Ferdinand, Alex Kapranos, promove uma turnê gastronômica em seu livro "Mordidas Sonoras" (Conrad), que também revela o que o músico fazia antes da fama: era lavador de pratos e, depois, chef de cozinha.

O grupo faz show único em São Paulo na próxima terça-feira (23), na Via Funchal (região sul da capital).

Misturando histórias da infância com detalhes de viagens a trabalho, Kapranos descreve sabores exóticos que provou ao redor do mundo, de Nova York a Osaka, de Londres a Cingapura, passando por Milão, Paris e Rio de Janeiro.

No capítulo destinado ao Brasil, o artista fala sobre a visita à tradicional churrascaria Porcão, com destaque para a picanha e os corações de frango. Abaixo, veja o trecho no qual Alex Kapranos fala sobre a refeição em solo brasileiro.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

*

Códigos do Rio

Uma calda marrom escorre pela casquinha e pinga em meus dedos. Preciso de ambas as mãos para segurá-la. Atrás de mim, há uma estátua sem graça. Edifícios velhos e sem graça estão por toda parte. A estradinha sem graça é de mármore branco, que brilha e queima minha retina com luzinhas coloridas. Quando fecho os olhos, elas parecem dançar. O calor sob minhas sandálias é insuportável. Tenho 5 anos e estou em Éfeso. Meus pais querem me educar. Não estou interessado. Nunca provei um sorvete como este antes. Ele não tem só sabor de chocolate: tem vários pedacinhos de chocolate.

Divulgação
Livro escrito por líder do Franz Ferdinand fala sobre picanha brasileira
Livro escrito por líder do Franz Ferdinand fala sobre a picanha

Agora é uma calda amarela que escorre pela borda. Eu a aparo com a língua, antes que atinja meus dedos, e logo me lembro de Éfeso. Jesus estica os braços no nevoeiro. O Pão de Açúcar aparece nublado à minha frente. Copacabana e suas curvas ficam lá embaixo. Rio. Perto do mar, ah! Nunca provei um sorvete como este antes. Ele não tem só gosto de milho verde: tem pedacinhos de milho verde, partículas mastigáveis na massa muito amarela. Urubus traças arcos silenciosos abaixo do bondinho.

Junto de nossos pratos, discos de papelão indicam se queremos mais ou não. No lado vermelho, um porco de cara gorda bate levemente na barriga inchada, enquanto a outra mão acena com feliz resignação: Não, obrigado! No lado verde, ele segura a faca e o garfo, sorrindo com regozijo glutão: Sim, por favor! Nossos amigos brasileiros nos trouxeram à churrascaria Porcão.

Enchemos nossos pratos com alcachofra, palmito e cogumelo em um opulento bufê de saladas. O prato de Eduardo está vazio. Ele sorri pacientemente. Garçons com aventais negros emergem da fornalha, através dos portões de ferro forjado.

Cada um segura um espeto de carne recém-saído do fogo: lingüiça, alcatra, pernil de cordeiro. O disco do Eduardo permanece vermelho. Um espeto de picanha aparece. O corte nobre. A ponta da alcatra. Eduardo gira o disco para o lado verde. O facão do garçom fatia a camada exterior, de aparência caramelada, revelando o vermelho profundo e suculento. Uso o pegador ao lado do prato para apanhar meu pedaço. É boa.

Marta desdenha a idéia de filé-mignon - macio, mas sem sabor. A ponta de um espeto bate na mesa. A lâmina da faca atravessa o que parecem ser cinqüenta castanhas-de-caju rechonchudas. São corações de frango. O garçom coloca uma dúzia deles no meu prato. São mais firmes, muito gostosos e mais carnudos do que as outras partes do frango. Ouço alguém murmurando que a carne bovina brasileira pode ser comida por vegetarianos, de tão pura e orgânica. O último disco gira do verde para o vermelho.

*

"Mordidas Sonoras"
Autor: Alex Kapranos
Editora: Conrad
Páginas: 144
Quanto: R$ 27,92
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página