Livraria da Folha

 
18/03/2010 - 09h50

Cure a ressaca e diminua os "estragos" das bebedeiras; veja livros

da Folha Online

É bem provável que muitas pessoas que comemoraram o Dia de Saint Patrick nesta quarta (17) acordem hoje com uma leve --ou pesada-- ressaca. Feriado na Irlanda desde 1903, a data costuma levar milhares de pessoas aos pubs para brindar com a tradicional cerveja Guinness.

Para quem quer evitar a dor de cabeça do dia seguinte, descobrir estratégias de prevenção e se recuperar rapidamente deste tormento, a Livraria da Folha fala um pouco mais sobre dois livros destinados especialmente a quem exagera nas bebidas.

*

"Guia Definitivo da Ressaca"

Divulgação
"O Guia Definitivo da Ressaca" dá dicas para curar bebedeira
"O Guia Definitivo da Ressaca" dá dicas para curar as bebedeiras

Este livro mostra como amenizar ou eliminar a sensação ruim do dia seguinte, após excessos seja de bebida ou de comida. O inglês Richard Drunkard dá sugestões para curar a ressaca, baseadas na sua própria experiência --ele mesmo confessa já ter tido ressacas homéricas-- e na sabedoria popular inglesa e brasileira também.

Drunkard destaca vários tipos de ressaca, entre elas, a de talento (aquela em que você só inspira a escrever depois de uma noite regada a vários drinques) e a dinamite (você se levanta muito bem após tomar muitas bebidas na noite anterior, porém, depois de duas horas, sente um profundo mal-estar). Propõe também um programa para equilibrar o organismo depois de uma extravagância, que alia dieta e exercícios. As receitas são leves e fáceis de fazer, há exemplos de sopas e caldos, saladas, vitaminas e pratos com carne branca.

Para quem espera mais um livro comum de receitas e dicas óbvias, engana-se. O autor, dono de um humor refinado, permeia a obra com frases, anedotas, ditos populares e histórias verdadeiras de bons bebedores como Edgar Allan Poe, Baudelaire, Verlaine, Rimbaud, Oscar Wilde, Bukowski e Hemingway.

*

"Curando a Ressaca Rapidinho"

Dor de cabeça? Estômago enjoado? Desidratação? Cansaço? Se esses sintomas lhe parecem familiares, você provavelmente está ou esteve sofrendo de ressaca. Muitos de nós excedemos de vez em quando. Neste livro, Jane Scrivner revela estratégias de prevenção, de limitação dos "estragos" e de recuperação rápida.

Se você preparar o seu corpo antes de beber e seguir os conselhos propostos pelo livro enquanto estiver bebendo, poderá reduzir todos os efeitos negativos que poderiam se manifestar após a bebedeira. A prevenção talvez seja o melhor remédio, mas não se preocupe: você poderá escolher entre diversos tratamentos contra a ressaca, de eficácia comprovada, que o livro oferece. De maneira simples, evite a ressaca para não precisar dizer: "Nunca mais eu bebo!"

 
Voltar ao topo da página