Livraria da Folha

 
18/03/2010 - 10h55

Pinacoteca recebe mostra de Andy Warhol no sábado; veja livros sobre o artista

da Livraria da Folha

Divulgação
Veja os principais períodos da arte e os artistas que contribuíram para seu desenvolvimento
Veja os principais períodos da arte e os artistas mais importantes

A exposição "Andy Warhol, Mr. America" chega à Pinacoteca de São Paulo no sábado (20), com os trabalhos mais expressivos do pintor e cineasta norte-americano (1928-1987), símbolo máximo do movimento da pop art no mundo.

Para quem quer saber mais sobre a vida e as obras de Warhol, os livros abaixo são ferramentas essenciais para compreender tanto as diferenças entre os movimentos artísticos quanto seus pensamentos em relação a sexo, dinheiro e fama.

"No Tempo de Warhol"
Na segunda metade do século 20, o foco da arte ocidental se deslocou para os Estados Unidos, e os artistas exploraram muitos caminhos inovadores. Este livro aborda movimentos tão diversos como o expressionismo abstrato, a pop art, a arte conceitual e a arte performance. A coleção "Arte ao Redor do Mundo" apresenta ao jovem leitor os principais períodos da arte e os artistas que contribuíram para seu desenvolvimento.

"A Filosofia de Andy Warhol"
Em 1975, o próprio Warhol publicou um livro sobre vida, sexo, dinheiro, arte e fama. Munido de gravadores e de assistentes que transcreviam suas falas, Warhol, com seu costumeiro olhar crítico e distanciado, escreveu uma "filosofia de telefone" sobre uma sociedade em busca da eterna juventude, do consumo, do individualismo e da fama. O resultado --uma escrita instantânea e confessional-- antecipa a obsessão contemporânea pela vida em tempo real e pela invasão da intimidade alheia, que atualmente vemos na internet e na televisão.

"Arte Pop"
Este volume da série "Movimentos da Arte Moderna" retrata de maneira didática o desenvolvimento da arte pop desde suas raízes --na irreverência do dadaísmo e da colagem surrealista-- até seu reconhecimento público, no final dos anos 60, quando já integrava fontes de inspiração como a cultura de massa, o gosto popular e o kitsch. A análise do autor é fundamentada na trajetória de artistas norte-americanos, como Roy Lichtenstein e Andy Warhol, e britânicos, como Richard Hamilton e David Hockney. O livro reúne 60 ilustrações representativas da arte pop para que o leitor possa compreender de maneira mais aprofundada o conteúdo teórico da obra.

 
Voltar ao topo da página