Livraria da Folha

 
18/03/2010 - 21h22

Dois novos livros infantis narram como crianças lidam com diferenças

da Livraria da Folha

Divulgação
A avó do garoto é super boazinha e faz bolos de banana deliciosos
A avó do garoto é super boazinha e faz bolos de banana deliciosos

A coleção de livros infantojuvenis "Famílias Malucas", editada pela Fundamento, acaba de ganhar mais dois integrantes: "Minha Avó é uma Gorila" e "Meu Tio Wal é um Lobisomem".

Assim como os outros quatro volumes, os novos falam de crianças que, mesmo querendo ser iguais aos amiguinhos, têm um problema: algum integrante da família --até mesmo o cachorro de estimação-- é um ser bem estranho (ou que faz coisas bem esquisitas). Pode ser uma mãe pirata, um pai dragão, um tio que é um anão de jardim e um cachorro que quer ser um dinossauro.

O lançamento "Minha Avó é uma Gorila" conta a história de TJ, um garoto que adora a avó: ela prepara bolos de banana ótimos e é super simpática. Ele nem se importa com o fato de ela ser super peludo e só produzir um ou outro som bizarro. Mas o menino começa a se preocupar com que Linda, a aluna nova da escola, pode pensar quando descobrir que a avó é uma gorila e tem uma lesma skatista de estimação.

A autora dos volumes da coleção já escreveu mais de 130 livros; em "Meu Tio Wal é um Lobisomem" a australiana Jackie French também aborda como as crianças lidam com as diferenças, principalmente quando elas estão dentro de casa. O protagonista do livro, Pancadinha, pertence a uma família de lobisomens, que fazem xixi por todo canto.

Quando os pais do garoto somem, o Tio Wal, único da família que prefere se comportar como humano, assume o controle do grupo e Pancadinha tem de dar um jeito para continuar a agir como um lobo. O tio quer transformá-lo num garoto bem normal, que vai para a escola e dorme na hora certa -- e o que o menino mesmo quer é deixar de ser um pequeno lobisomem.

 
Voltar ao topo da página