Livraria da Folha

 
19/03/2010 - 08h15

Romance mostra segredo que o sacerdote judeu que condenou Jesus levou ao túmulo

da Livraria da Folha

"O Segredo de Caifás" é o resultado de cinco anos de pesquisas históricas e arqueológicas por parte da escritora espanhola Beatriz Becerra, e um romance que tem como pano de fundo um dos maiores mistérios dos recentes estudos bíblicos.

Divulgação
Romance apresenta o mistério do sacerdote que condenou Jesus
Romance apresenta o mistério do sacerdote que condenou Jesus

Em 1990, foi descoberto por acaso, em Jerusalém, um ossuário contendo os restos mortais de Yehosef bar Qafa, o "Caifás" mencionado nos Evangelhos, todo poderoso sumo sacerdote judeu que condenou Jesus Cristo à morte. Foi a primeira e única vez que se encontraram restos mortais de um personagem mencionado na Bíblia.

No entanto, durante dois mil anos, junto aos ossos do sumo sacerdote, repousavam também os de uma mulher, de um adolescente e de dois meninos. A quem pertenciam esses ossos? Quem era, realmente, José Caifás?

Para responder a essas questões, a autora retrata vividamente a antiga Jerusalém através dos olhos de Miriam, principal criada no palácio do sumo sacerdote. Originária da Galileia e prima dos apóstolos Tiago e João, Miriam constitui o elo entre o velho Judaísmo e seu rebento, o Cristianismo. A narrativa sincera e comovente dessa mulher descortina o mundo da Palestina no primeiro século da nossa era, seus costumes, questões políticas, comércio, profissões, o alfabeto, a origem dos nomes e seus significados, as tradições religiosas, as seitas dos fariseus, dos saduceus, dos essênios, dos zelotes.

Ao contar-nos sua própria história, Miriam nos coloca em contato com personagens célebres do Novo Testamento, como Jesus Cristo, sua mãe, seus apóstolos, Maria Madalena, Pôncio Pilatos, os sumos sacerdotes Anás e Caifás, mas também com o dia a dia da gente do povo, como o mordomo Caleb e a própria Miriam.

Mais do que um romance histórico, "O Segredo de Caifás", que vendeu mais de 100 mil exemplares na Espanha, é um romance que resgata a humanidade e o cotidiano dos personagens bíblicos, além de responder qual foi o segredo que Caifás levou, literalmente, para o túmulo.

 
Voltar ao topo da página