Livraria da Folha

 
22/03/2010 - 08h17

Manual às avessas, livro de Georges Perec esmiúça neuroses do mundo corporativo

da Livraria da Folha

Divulgação
Perec: Manual cômico para atingir um objetivo aparentemente prosaico
Perec: Manual cômico para atingir um objetivo aparentemente prosaico

Considerado como um dos mais importantes romancistas franceses do pós-Segunda Guerra Mundial, Georges Perec (1936-1982) escreveu livros baseados tanto nas regras da narrativa literário quanto em pressupostos matemáticos. O resultado: romances e ensaios engenhosos, escritos a partir de tramas bem estruturadas.

Autor de "A Coleção Particular" e "A Vida: Modo de Usar", Perec fez uso de sua engenhosidade característica também em "A Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe para Pedir um Aumento", lançado neste mês pela Companhia das Letras.

O livro pode ser visto como um relato da exasperação de um homem diante da vida prática. E talvez só um autor como Perec pudesse escrevê-lo: avesso como era ao consumismo e distante das regras sociais calcadas na ideia de mercado. O autor faz rir ao apresentar situações corriqueiras e constrangedoras a um só tempo, sobretudo para os que vivem à margem do sistema; pedir um aumento, por exemplo.

Baseado em um organograma empresarial --a primeira página do livro é o próprio esquema-- Perec concebeu um jogo obssessivo de possibilidades, a fim de fazer o protagonista da trama alcançar objetivo sem que o pior acontecesse no caminho --mas o pior sempre acontece. A maneira de um manual preventivo, o texto mostra o ridículo das ações e das expectativas do mundo do trabalho, em que, segundo o autor, tudo é repetido esquematicamente até o esgotamento.

Na contramão do fenômeno da autoajuda, o livro não cita conselhos de como se adaptar e vencer em uma sociedade dominada pelo consumo. O que faz Perec nesta obra póstuma é expor aos leitores as engrenagens desse modelo, oferecendo-nos a possibilidade do riso e da escolha.

 
Voltar ao topo da página