Livraria da Folha

 
20/03/2010 - 11h58

Com defeito no queixo, Noel Rosa evitava comer em público; leia curiosidades

colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Com 60 páginas, livro em capa dura traz tudo sobre Noel Rosa, além de CD com 14 faixas
Com 60 páginas, livro em capa dura traz tudo sobre Noel Rosa, além de CD com 14 faixas

Leia algumas curiosidades sobre Noel Rosa

Música e medicina

Noel Rosa cursou, em 1931, um ano da faculdade de medicina. Por influência do curso, compôs a música "Coração", cujos versos dizem: "Coração, grande órgão propulsor/ transformador do sangue venoso em arterial; coração, não és sentimental; mas entretanto dizem que és o cofre da paixão."

Restrições físicas

Por causa do defeito no maxilar, resultado de seu parto complicado, geralmente não comia em público. O desencontro das arcadas dentárias e a articulação insuficiente do queixo forçavam Noel Rosa a preferir líquidos, pouco nutritivos. A bebida e o cigarro também aceleraram o processo que resultou em sua morte precoce.

Tratamentos fracassados

Em 1935, viajou para tratar dos pulmões lesionados na casa de parentes em Belo Horizonte. O tratamento foi muito curto porque logo passou a frequentar as rodas boêmias da capital mineira. O mesmo teria acontecido em Nova Friburgo (RJ), para onde, em 1936, também viajou com o objetivo de se tratar. Barra do Piraí, no Estado do Rio, foi outro destino para tratamento, mas já era tarde.

História do sucesso

O samba "Com que Roupa?" não foi criado pelo fato de que a mãe de Noel, certa vez, escondeu sua roupa para que não saísse em busca de farras. O parceiro e primeiro biógrafo Almirante desmentiu essa lenda anos mais tarde. Verdade foi que a composição tinha os primeiros acordes muito parecidos aos do Hino Nacional, problema detectado pelo maestro Homero Dornelas e prontamente modificada pelo autor.

Contra a malandragem

Em 1933, Noel começou uma polêmica com o compositor Wilson Batista, quando este criou o samba "Lenço no Pescoço", que faz apologia à malandragem. Num "duelo" de composições", Noel compôs "Feitiço da Vila" para rebater "Lenço no Pescoço". Seguiram-se um novo samba de Batista e outro de Noel, a música "Palpite Infeliz". Wilson Batista respondeu com duas novas músicas: "Frankstein da Vila", no qual destaca a deficiência física de Noel, e "Terra de Cego", que terminaram sem resposta. Quando se conheceram pessoalmente, refizeram este último samba, nascendo a canção "Deixa de Ser Convencida".

Obras consultadas: "Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira", "Noel Rosa: Uma Biografia" (Carlos Didier e João Máximo), "A Canção no Tempo" (Zuza Homem de Mello e Jairo Severiano)

*

"Folha Raízes da Música Popular Brasileira - Noel Rosa (Vol. 1)"
Páginas: 60 e mais um CD com 14 faixas
Quanto: R$ 14,90
Brinde: livro-CD "Lamartine Babo (Vol. 2)"
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página