Livraria da Folha

 
21/03/2010 - 16h04

Cinco livros ajudam a entender a ayahuasca e seus efeitos

da Livraria da Folha

Muito se fala, mas pouco se sabe a seu respeito. A ayahuasca, uma bebida cerimonial feita de cipó Banisteriopsis caapi e folhas de Psychotria viridis, é uma substância psicoativa utilizada para fins religiosos.

Divulgação
Dirige-se tanto a especialistas quanto a leigos que se interessam pelo assunto
Livro para especialistas e leigos que se interessam pelo assunto

O chá não é classificado no Conad (Conselho Nacional Antidrogas) como droga. Após um longo estudo, o conselho regulamentou seu uso como parte de uma legítima tradição religiosa.

O consumo da substância é comum entre os indígenas da América do Sul e também foi utilizada pelos incas. Hoje, por exemplo, está presente nos rituais do Santo Daime e da UDV (União do Vegetal).

Fruto de uma pesquisa pioneira realizada nos anos 80, "Eu Venho da Floresta" é um estudo sobre o contexto do Santo Daime. O volume explora profundamente os ritos e o complexo significado do ato de ingerir a substância e de ser membro da comunidade religiosa.

Uma espécie de manual, "Religiões Ayahuasqueiras", traz e discute as mais significativas investigações farmacológicas, psiquiátricas e psicológicas que já foram produzidas.

Divulgação
Livro traz a descrição do fazer musical de cada grupo e a comparação entre eles
Os autores descrevem o fazer musical de cada grupo religioso

Considerado uma das maiores contribuições realizadas até hoje no Brasil a respeito da bebida milenar, "O Uso Ritual da Ayahuasca" é um panorama sobre os usos rituais deste alucinógeno na América do Sul. Reúne 25 artigos escritos por autores de sete países diferentes.

Sobre a introdução da prática nas grandes metrópoles, "A Reinvenção do Uso da Ayahuasca nos Centros Urbanos" ajuda a entender as extensões do universo ayahuasqueiro brasileiro e o consumo desse psicoativo.

Obra de Beatriz Labate e Gustavo Pacheco, "Música Brasileira de Ayahuasca" destaca o tema da música no Santo Daime (nas suas vertentes Cefluris e Alto Santo) e na UDV. O Livro explora o papel preponderante que a música ocupa no cotidiano dessas religiões.

 
Voltar ao topo da página