Livraria da Folha

 
21/03/2010 - 19h01

Batuque na mesa de trabalho fez Lamartine Babo ser demitido; leia curiosidades

colaboração para a Livraria da Folha

Leia curiosidades sobre o compositor Lamartine Babo

Divulgação
Com 60 páginas, livro em capa dura traz tudo sobre Lamartine Babo, além de CD com 14 faixas
Com 60 págs, livro em capa dura traz tudo sobre Lamartine Babo e CD com 14 faixas

Música no trabalho

Após a morte do pai, a família passou por dificuldades financeiras. Lamartine Babo teve de deixar a Escola Politécnica para trabalhar como office-boy da Light. Quatro anos depois, entrou para a Companhia Internacional de Seguros, mas logo foi despedido porque seu patrão o viu batucando numa mesa, em horário de trabalho, e mordendo a língua, cacoete que fazia quando estava compondo. O artista também chegou a dar aulas de dança, à noite, nos clubes Tuna Comercial e Ginástico Português, para complementar a renda.

Copidesque

Lalá se especializou em copidescar canções mal feitas e mal arranjadas, transformando-as em grandes sucessos. É o caso de "No Rancho Fundo" e "Uma Andorinha Não Faz Verão". O sucesso "O Teu Cabelo Não Nega" surgiu dessa forma. Escrita pelos irmãos pernambucanos João e Raul Valença, Lalá alterou a letra e alguns arranjos, além de criar a introdução instrumental da obra.

Humor

Seu bom humor era marca registrada. Várias tiradas de sua autoria ficaram conhecidas. Durante uma entrevista: "Eu me achava um colosso. Mas, um dia, olhando-me no espelho, vi que não tenho colo, só tenho osso". No balcão dos Correios: Lalá foi enviar um telegrama, o telegrafista então bateu o lápis na mesa em Código Morse para seu colega: "Magro, feio e de voz fina". Lalá tirou o seu lápis e bateu: "Magro, feio, de voz fina e ex-telegrafista". Sobre sua voz fina: "Não tenho voz, tenho vez". Sobre sua magreza: "Eu era tão magro que não dava fotografias às minhas fãs, dava radiografias".

Polêmica autoral

"O Teu Cabelo Não Nega", seu maior sucesso, esteve envolvida em polêmica. Depois de Lalá fazer alterações na letra e no arranjo do frevo "Mulata", dos pernambucanos Irmãos Valença, a gravadora lançou o disco com o crédito da música apenas para Lamartine Babo. Os Irmãos Valença, parceiros na autoria, reclamaram seus direitos e foram atendidos.

Obras consultadas: "Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira", "Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular" (Marcos Antônio Marcondes), "Tra-la-lá, Lamartine" (Suetônio Valença), além de pesquisa em publicações como jornais e revistas.

*

"Folha Raízes da Música Popular Brasileira - Lamartine Babo (Vol. 2)"
Páginas: 60 mais CD com 14 faixas
Quanto: R$ 14,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página