Livraria da Folha

 
22/03/2010 - 13h28

Saiba por que a água tornou-se um recurso estratégico para a sociedade

da Livraria da Folha

Nesta segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, os debates hídricos tornam-se mais evidentes, quando, na verdade, deveriam estar presentes em nosso dia a dia. A preocupação com esse recurso natural não se restringe ao consumo imediato, mas também à sua futura exploração.

Conheça a nossa estante especializada em água

Apenas 3% da água do globo é para o consumo humano. Dessa parcela, 70% são usados na agricultura, 20% na indústria e 10% no consumo doméstico. Mal sabemos que a água que bebemos para alguns não poderia ser utilizada nem para lavar carros, enquanto outros gostariam de tê-la pelo menos à sua disposição. Calcula-se que um europeu consuma, em média, 150 litros por dia. Nos Estados Unidos, são 300 litros diários por pessoa, e na Índia sobram 25 litros por habitante.

A Livraria da Folha selecionou alguns títulos que alertam sobre a finalidade da água, e propõem a conscientização sobre a importância ambiental e social do recurso. Veja livros:

*

Divulgação
Livro traz mapas com a distribuição das águas em diversas localidades
Livro traz mapas com a distribuição das águas em diversas localidades
Divulgação
Obra analisa questões como as propriedades essenciais da água
Obra analisa questões como as propriedades essenciais da água

"O Atlas da Água: o Mapeamento Completo do Recurso Mais Precioso do Planeta" coloca à disposição do leitor mapas com a distribuição das águas em todo o mundo e analisa áreas de risco onde o recurso pode ser extinto em menor tempo. Escassez, exploração de águas subterrâneas, desperdício, secas, inundações, entre outros, também são tratados neste volume.

A obra projeta que, por volta de 2050, quase metade da população mundial sofrerá com a falta de água. Já "Folha Explica: A Água" trata de questões essenciais sobre o tema, como os múltiplos usos e o impacto da exploração humana no que diz respeito aos recursos hídricos. O livro alerta que a água está se tornando cada vez mais um recurso estratégico para a humanidade, e a sociedade está cada vez mais dependente do insumo para sua sobrevivência econômica e biológica.

O livro "Como Usar Água e Energia sem Desperdício", da coleção "50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta", ensina como reaproveitar a água do banho e da cozinha em outras partes da casa. O exemplar explica como a água cinza --água que já foi utilizada em outro momento--, pode ser reaproveitada na hora de regar o jardim. Maneiras criativas para economizar energia e diminuir a conta no final do mês também são citados.

Divulgação
Autor descreve três cenários que levarão a humanidade à escassez
Autor descreve três cenários que levarão a humanidade à escassez

"O Ciclo da Água" leva o leitor a explorar os oceanos, rios e lagos para entender o funcionamento e a importância da água no mundo. Também esclarece como o aquecimento global influencia as geleiras polares e a preservação da vida.

Maude Barlow fala sobre o problema da água no mundo inteiro e como a escassez provoca mortes e doenças, em "Água: Pacto Azul". O fundador do Blue Planet Project utiliza-se de exemplos, locais e dados estatísticos surpreendentes para mostrar para o leitor a discussão de políticas internacionais sobre o tema. O autor canadense divide o volume em três cenários --o mundo está ficando sem água doce, a cada dia as pessoas estão vivendo sem acesso à água limpa e um poderoso cartel corporativo da água surgiu para assumir o controle de todos os aspectos da água em benefício próprio.

 
Voltar ao topo da página