Livraria da Folha

 
23/03/2010 - 13h19

Mangá ensina a estudar cálculo, um terror da matemática

da Livraria da Folha

Divulgação
Aprenda cálculo lendo um mangá com lições técnicas
Aprenda cálculo lendo um mangá com lições técnicas para iniciantes

Terror dos estudos de matemática, o cálculo pode ser aprendido por meio do mangá. Essa é a proposta do livro "Guia Mangá de Cálculo Diferencial e Integral", um lançamento da editora Novatec nesta semana.

A obra ilustra a história de Noriko, repórter iniciante no jornal "Times Asagake". Ela quer cobrir assuntos importantes, como política e relações internacionais, mas será que está preparada? O sr. Seki, seu rigoroso chefe, está disposto a ensiná-la a analisar suas reportagens com olhar matemático.

Ao longo da história, você vai descobrir, durante o aprendizado de Noriko, que o cálculo é mais do que apenas uma disciplina para assustar os candidatos a cientistas. Você verá que o cálculo é uma forma útil de entender padrões em física, economia e no mundo que nos rodeia, com a ajuda de exemplos da vida real, como probabilidade, curvas de oferta e procura, economia da poluição e densidade do "shochu" (uma bebida japonesa).

O sr. Seki ensina Noriko a usar a derivação para entender a taxa de mudança de uma função, aplicar o teorema fundamental do cálculo e compreender a relação entre a derivada de uma função e sua integral, integrar e derivar as funções trigonométricas e outras funções complicadas, usar cálculo multivariável e derivação parcial para lidar com funções complicadas, além de usar expansões de Taylor para aproximar funções difíceis com precisão por meio de polinômios.

O "Guia Mangá de Cálculo Diferencial e Integral" é indicado para quem está um curso de cálculo pela primeira vez ou se precisa só de uma breve reciclagem.

 
Voltar ao topo da página