Livraria da Folha

 
25/03/2010 - 19h25

Dormir na escuridão total emagrece mais, afirma livro sobre dieta ortomolecular

FABIANA SERAGUSA
colaboração para a Livraria da Folha

Divulgação
Descubra técnicas que podem ajudar a emegracer mais rápido
Descubra técnicas que podem ajudar a emegracer mais rápido

Você costuma dormir com a televisão ligada? Se quiser perder alguns quilos, é melhor mudar esse hábito. A Universidade de Chicago realizou um estudo que prova que qualquer ponto de luz (até mesmo a do relógio digital) consegue interromper a produção do hormônio HMG (hormônio mobilizador de gordura).

A informação está no livro "O que a Dieta Ortomolecular Pode Fazer por Você" (Academia), escrito pela terapeuta ortomolecular Heloisa Bernardes.

Em entrevista à Livraria da Folha, a especialista diz que este hormônio é responsável pelo rejuvenescimento e ajuda na queima de gordura, e que a produção das moléculas ocorre das 18h à 1h. "Quem dorme só depois da meia-noite, com certeza, terá dificuldades em emagrecer e rejuvenescer."

Divulgação
Heloisa Bernardes (foto) diz que dormir depois das 24h prejudica emagrecimento
Heloisa Bernardes afirma que dormir na escuridão emagrece mais

Heloisa conta que, durante um curso na Universidade de São Paulo, em 1998, uma moça perdeu 28 quilos em três meses após "desligar a luz" --ela dormia com a luz acesa desde os três anos. "É um caso raro, ela estava em equilíbrio alimentar, só faltava apagar a luz."

Mas a luz não é a única vilã da história. O adoçante também engana o cérebro, aumenta a vontade de ingerir carboidratos e faz você engordar. "Se o cérebro precisa da energia e você manda um produto químico, dentro de duas horas ele cobra o dobro", revela a terapeuta.

Estudos mostram que a "doença do aspartame" pode provocar diversos tipos de câncer, vertigem, dores de cabeça, ataques de ansiedade e obesidade mórbida. Mas o que fazer? Heloisa diz que o conselho "é usar adoçantes naturais e até mesmo uma caloria vazia, como o açúcar branco e o mascavo, que contém nutrientes". E alerta: "Adoçantes com ciclamato de sódio alteram a pressão e retêm líquidos."

 
Voltar ao topo da página