Livraria da Folha

 
25/03/2010 - 14h51

Coletânea de contos de Sherman Alexie vence o Prêmio PEN/Faulkner de ficção

da Livraria da Folha

O escritor e poeta norte-americano Sherman Alexie venceu o prêmio norte-americano PEN/Faulkner de ficção. O livro premiado de Alexie foi a coletânea de histórias curtas "War Dances", ainda inédito no Brasil.

Larry D. Moore/-
A coletânea de contos de Sherman Alexie venceu mais de trezentas obras
A coletânea de contos de Sherman Alexie venceu mais de trezentas obras

O escritor, de ascendência indígena, utiliza sua origem como material para suas obras, mostrando a realidade nas reservas indígenas dos EUA. Tal característica pode ser vista em uma de suas obras mais famosas, "Diário Absolutamente Verdadeiro de um Índio de Meio Expediente", vencedor do National Book Award, um dos mais importantes prêmios literários americanos, e considerado em 2007 como um dos melhores livros do ano pelo jornal "The New York Times".

Os juízes consideraram mais de 350 romances e coletâneas de contos de autores americanos publicados em 2009. O Prêmio PEN/Faulkner é oferecido anualmente desde 1981.

"O livro mexe cada veia e nervo, cada tecido, cada questão que move o sangue", disse o Al Young um dos três juízes do concurso no comunicado oficial de resultado do prêmio. "Paternidade, divórcio, laços perdidos, sexo, conflito racial e entre gêneros, abuso de substâncias, negligência médica, o 11 de Setembro, a versão oficial contra a realidade, religião do homem branco contra espiritualidade nativa, marketing, vendas, e guerra, guerra, guerra."

 
Voltar ao topo da página