Livraria da Folha

 
26/03/2010 - 16h43

"O Livro do Brigadeiro" fala tudo sobre o doce e ensina receitas incríveis

da Livraria da Folha

A doceira Juliana Motter, chef-pâtissière do ateliê Maria Brigadeiro (o primeiro do Brasil especializado no doce), resolveu ensinar as receitas que fazem tanto sucesso em sua loja no recém-lançado "O Livro do Brigadeiro" (Panda Books).

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O livro mostra como fazer tanto o brigadeiro tradicional como outras sobremesas que utilizam este doce genuinamente brasileiro.

Juliana também conta a história do brigadeiro e dá dicas sobre ingredientes, como usar sempre chocolate de verdade (e não achocolatado) e manteiga (nunca margarina). Abaixo, veja as sugestões da autora sobre o que fazer quando a receita empelota ou gruda no fundo da panela. E aprenda a fazer um bolo de brigadeiro que rende oito porções.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro.

*

E quando não dá certo?

Divulgação
Doceira Juliana Motter dá dicas para fazer ótimos brigadeiros e ensina receitas diversas
Doceira Juliana Motter dá dicas para fazer ótimos brigadeiros e ensina receitas diversas

Às vezes, a receita desanda. Acredite, não é só na sua cozinha... Já joguei tanto brigadeiro fora que o lixeiro deve achar que sou a pior cozinheira do bairro. Não sei de onde vem isso, mas as pessoas têm aquela ideia de que fazer brigadeiro e fritar ovo são as tarefas mais fáceis da cozinha. Sendo assim, usam os dois para provar que fulano não leva o menor jeito na cozinha. "Ah, fulana só sabe fazer brigadeiro. Nem ovo frita". Claro que não frita. Gente, fritar ovo é coisa séria, exige muito treino, caso contrário ele fica com a clara borrachuda, a borda esturricada e a gema crua. Com o brigadeiro é a mesma coisa. Distraiu, lá está ele grudado no fundo da panela, todo empelotado e com gosto de queimado. O que fazer nesse caso? Fritar um ovo?

Salve-se quem puder!

Bem, vamos lá, o brigadeiro deu errado. Não se desespere! Talvez seja possível salvá-lo. Saiba aqui como dar os primeiros (e últimos) socorros. Empelotou? Tire-o imediatamente do fogo e bata com força (o que não será difícil no estado de humor em que você vai estar) até que o creme fique lisinho novamente. Ufa! Volte para o fogo e mexa sem parar até dar o ponto.

Cristalizou? Se você esquecer de limpar as bordas da panela com a colher durante o preparo, o brigadeiro que se depositar ali vai passar do ponto e formar aqueles caramelos durinhos que grudam no dente, ameaçando botar abaixo todas as obturações. Não há como dar jeito em "cororó" (como chamam os baianos). A recomendação é comer assim mesmo e marcar logo uma consulta ao dentista. Grudou no fundo? Não tente raspar à força com a colher de pau, caso contrário seu brigadeiro terá um único gosto: de queimado. Tire com cuidado o que estiver por cima e mergulhe a panela em água e sabão.

*

Alex Silva/Divulgação
Aprenda a receita da doceira Juliana Motter para o bolo de brigadeiro (foto), presente em "O Livro do Brigadeiro"
Aprenda a receita da doceira Juliana Motter para o bolo de brigadeiro (foto), presente em "O Livro do Brigadeiro"

Bolo brigadeiro

Rende: 8 porções

Ingredientes

:: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
:: 2 xícaras (chá) de açúcar
:: 1 xícara (chá) de chocolate em pó
:: 1 colher (sopa) de fermento em pó
:: 1 pitada de sal
:: 3 ovos
:: 1 xícara (chá) de manteiga sem sal
:: 1 xícara (chá) de água fervente

Ingredientes da cobertura

:: 2 receitas de brigadeiro (preparadas conforme instruções abaixo)
:: raspas de chocolate (para confeitar)
:: 1 lata de creme de leite

Modo de fazer

Em uma vasilha grande, de metal ou louça, coloque os ingredientes secos do bolo: a farinha de trigo, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento em pó e o sal. Faça um buraco no meio e junte os ingredientes líquidos (ou quase): os ovos, a manteiga derretida e a água. Bata imediatamente na batedeira (para não cozinhar os ovos) até a massa ficar bem homogênea (aproximadamente 5 minutos, na velocidade máxima). Despeje-a em uma forma untada com manteiga e enfarinhada, assando em forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos ou até que o bolo esteja assado. Teste com o palito. Prepare a cobertura: faça o brigadeiro e, quando estiver no ponto, acrescente a lata de creme de leite e continue mexendo por mais 5 minutos. Apague o fogo. Corte a massa do bolo ao meio, no sentido horizontal, recheie e cubra com o brigadeiro morno e decore com as raspas de chocolate.

*

Brigadeiro tradicional

Rende: 30 brigadeiros

Ingredientes

:: 1 lata de leite condensado
:: 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou 8 colheres de raspas do seu chocolate favorito)
:: 1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal
:: raspas de chocolate para confeitar

Modo de fazer

Abra a lata de leite condensado e despeje na panela. Acrescente o chocolate em pó (ou as raspas de chocolate), misture bem, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela. Quando estiver no ponto, retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar, molde as bolinhas, passe-as em raspas de chocolate ao leite ou meio-amargo e acomode-as nas clássicas forminhas de papel plissado.

*

"O Livro do Brigadeiro"
Autora: Juliana Motter
Editora: Panda Books
Páginas: 96
Quanto: R$ 29,52
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página