Livraria da Folha

 
15/04/2010 - 15h09

Autor visita casa de Jorge Luis Borges e encontra crianças desoladas no Vietnã

da Livraria da Folha

Divulgação
Autor-viajante embarca em trilha que resgata países e continentes
Autor-viajante embarca em trilha que resgata países e continentes

Andar pelo mundo com os olhos nus. Paul Theroux é uma espécie de andarilho que busca redescobrir os continentes físico e humano de cada localidade em suas viagens. Em "Até o Fim do Mundo", que será lançado em 23 de abril pela Objetiva, o autor francês descreve como passou um fim de tarde na casa de Jorge Luis Borges (1899-1986), em Buenos Aires, até a desolação que encontrou no Vietnã.

O autor também embarca para a China. Lá, participa de um banquete com pratos exóticos. Segue depois para a a América Latina e cruza a fronteira sul do Texas. Atinge a extremidade da Patagônia e faz uma pausa em El Salvador.

As viagens de Theroux são incríveis só de imaginar. Com a descrição do autor-viajante, os relatos recriam suas trilhas, escaladas e aventuras. Como exemplo, a travessia do autor, na China, na precária ferrovia "Galo de Ferro", em 1988. O leitor sente o incoveniente de realizar esse percurso com um acompanhante do governo. Theroux consegue externar suas ânsias e sentimentos na escrita.

O autor ainda parte para uma estação ferroviária de Paris, embarca no Expresso do Oriente, cuja rota vai até Istambul, e passa uma gélida noite de Natal no Expresso Transiberiano. O leitor aporta com Theroux ao Vietnã, onde pode ver que crianças brincam sem o olhar protetor de adultos, por conta da devastação humana do local em outros tempos.

 
Voltar ao topo da página