Livraria da Folha

 
02/04/2010 - 10h09

Filme e livros marcam o centenário de Chico Xavier

da Livraria da Folha

Flávio Florido/Folha Imagem
O médium espírita Chico Xavier completaria 100 anos nesta sexta
O médium espírita Chico Xavier completaria 100 anos nesta sexta

Nesta sexta-feira (2), comemora-se o centenário de Chico Xavier. Médium conhecido por suas cartas psicografadas, tratava-se de uma figura pública e polêmica, especialmente por conta daqueles que não acreditavam em seus ditos poderes.

Para marcar a data, o cinema nacional prepara-se para uma invasão de filmes espíritas. Cinco produções brasileiras estão previstas para estrearem em 2010: "Nosso Lar", de Wagner Assis; "E a Vida Continua", de Paulo Figueredo; "As Mães de Chico Xavier", de Glauber Filho, Halder Gomes e Gerson Sanginitto; "As Cartas", de Cristina Grumbach; e "O Filme dos Espíritos".

Exatamente no dia do aniversário do médium, entra em cartaz a produção da Globo Filmes "Chico Xavier - O Filme". Dirigido por Daniel Filho, o longa acompanha a vida de Francisco Cândido Xavier focada de 1918 até 1975.

O roteiro fica por conta de Marcos Bernstein, coautor de "Central do Brasil", que adapta o livro "As Vidas de Chico Xavier", do jornalista Marcel Souto Maior. Souto Maior também é autor de "Por Trás do Véu de Ísis" e "As Lições de Chico Xavier".

Divulgação
O ator Nelson Xavier vive o líder espiritual Chico Xavier no filme de Daniel Filho
O ator Nelson Xavier vive o líder espiritual Chico Xavier no filme de Daniel Filho

Sem polemizar quanto à legitimidade das cartas escritas por Chico Xavier, a trajetória está dividida em três fases representadas por Matheus Costa (1918 a 122) com a dura infância, seguido por Ângelo Antônio (1931 a 1959) e finalmente por Nelson Xavier (1965 a 1975).

Nelson Xavier é o responsável por narrar e amarrar o filme, através da entrevista concedida ao programa "Pinga Fogo", em 1972 na TV Tupi. Tony Ramos também faz parte do elenco marcando as tramas paralelas que registram a produção das cartas psicografadas e a controversa utilização delas em tribunais.

No último sábado (27), a editora Leya lançou o livro do filme, que narra os bastidores e traz curiosidades sobre a filmagem de "Chico Xavier - O Filme".

 
Voltar ao topo da página