Livraria da Folha

 
01/04/2010 - 08h09

"Manual da Redação" destaca-se em mais vendidos de "Língua Portuguesa"

da Livraria da Folha

Divulgação
14ª edição foi revisada e atualizada conforme Novo Acordo Ortográfico
14ª edição foi revisada e atualizada conforme Novo Acordo Ortográfico

O "Manual da Redação da Folha de S.Paulo", editado pela Publifolha, foi o livro mais vendido em março deste ano pela Livraria da Folha, na categoria "Língua Portuguesa", e também o segundo --na classificação geral-- mais procurado pelos leitores neste mês. Clássico da estante do jornalismo brasileiro, o volume chega a sua 14ª edição, com grafia adaptada ao Novo Acordo Ortográfico.

Os anexos do "Manual" organizam tudo por área, com atualizações sobre jargões legislativos, jurídicos, médicos, religiosos, econômicos, estatístico e matemáticos. A nova edição facilita a vida de quem lida com estrangeirismos e siglas. O volume também renovou dados sobre a Lei de Imprensa e a profissão de "jornalista".

Conheça nossa livraria especializada em Língua Portuguesa

Em segundo lugar, está "A Arte de Escrever Bem: um Guia para Jornalistas e Profissionais do Texto", que destaca ensinamentos de redação úteis e mostra como combiná-los, seja em uma reportagem, seja em um e-mail pessoal. As jornalistas e autoras do livro, Dad Squarisi e Arlete Salvador, alertam que frases enxutas e palavras curtas, sentenças na forma positiva, voz ativa, concisão e harmonia conduzem à legibilidade.

Já o "Novo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa" ocupa a terceira posição. O volume acompanha um CD-ROM com a conjugação eletrônica completa dos verbos e navegação por hipertexto. Em quarto, "Escrevendo pela Nova Ortografia" complementa a consulta do "novo português", com esclarecimentos sobre acentuação, trema, hífens, uso do "h" e grafia de nomes próprios estrangeiros. O leitor terá à sua disposição informações essenciais sobre como utilizar a comunicação escrita e escrever de forma precisa.

A quinta posição é marcada por "Redação Linha a Linha". Thaís Nicoleti de Camargo analisa uma seleção de textos enviados por leitores ao caderno "Fovest", da Folha de S.Paulo. A professora reformula os textos e incorpora as mudanças sugeridas.

 
Voltar ao topo da página