Livraria da Folha

 
03/04/2010 - 12h35

Para atriz, homossexualidade é termo criado por Freud; entenda obra do psicanalista

Colaboração para a Livraria da Folha

Em entrevista à coluna Mônica Bergamo publicada pela Folha, a atriz Lucia Veríssimo, 51, em cartaz com a peça "Usufruto" no teatro Faap desconversou sobre um "casamento" com a cantora Gal Costa.

"Não escondo nada de ninguém, mas não falo sobre isso. Não existe homossexualismo, heterossexualismo, bissexualismo, tudo isso é nomenclatura inventada por Freud", afirmou. Na peça, escrita pela atriz, a personagem de Veríssimo já se relacionou com homem e mulher.

A Livraria da Folha selecionou alguns títulos que ajudam a entender melhor a obra do psicanalista alemão. São obras em capa dura, lançadas recentemente pela Companhia das Letras e com tradução direto do alemão pelo doutor Paulo César de Souza.

A edição revista de As Palavras de Freud, é o resultado da tese de Souza apresentada ao Departamento de Língua Alemã da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. A obra analisa termos essenciais para uma compreensão do pensamento freudiano como o estudo de ego e id,e o fato de o português ter sido o único idioma a adotar essa terminologia.

O livro Sigmund Freud (Vol. 10) faz parte da coleção Obras Completas que teve como base a edição alemã Gesammelte Werke. O título trata de um dos casos mais conhecidos do psicanalista: "O Caso Schreber".

Outro exemplar da mesma coleção é Sigmund Freud (Vol. 12) que compreende o período de 1914 a 1916 e traz a introdução ao narcisismo, estudado pelo autor.

Por fim, Sigmund Freud (Vol. 14), que trata dos estudos realizados entre 1917 e 1920, trata do caso do "Homem dos Lobos" a partir do qual aborda a compreensão da neurose.

Os volumes 16 e 18 da coleção, que traz obras publicadas entre 1923 a 25 e 1930 a 36, respectivamente, serão lançados nos segundo semestre de 2010. A partir do próximo ano, um ou dois volumes devem ser publicados por ano, de acordo com informações divulgadas pela editora.

 
Voltar ao topo da página