Livraria da Folha

 
09/04/2010 - 10h25

Em "Como Não Morrer!", legista ensina truques para evitar acidentes fatais

da Livraria da Folha

Divulgação
Legista ensina lições surpreendentes para se manter vivo
Legista dá lições surpreendentes para evitar acidentes mortais

A médica norte-americana Jan Garavaglia aprendeu lições surpreendentes sobre saúde ao trabalhar como legista. Ao enfrentar diariamente a morte, a especialista percebeu que muitos casos que chegavam até sua equipe poderiam ter sido evitados com medidas relativamente simples.

"Aproximadamente 40% das mortes que passam por mim são casos de doença prematura, 40% são acidentes e 10% são suicídios", conta em um dos trechos do livro "Como Não Morrer!" (Prumo), escrito com o objetivo de dar dicas para as pessoas viverem mais tempo e de forma mais saudável.

Ao falar sobre suas próprias experiências com autópsias, Jan revela quais cuidados são fundamentais para evitar a morte. A partir de cada caso relatado, a médica mostra tabelas sobre os principais exames que homens e mulheres devem fazer ou então fala sobre os perigos iminentes a que estamos expostos diariamente.

Um dos mais importantes alertas feitos pela autora faz referência à compra de remédios: "Cuidado com remédios com nomes semelhantes. Houve numerosos relatórios sobre farmacêuticos (e médicos) que confundiram os remédios, levando um grande número de pacientes ao hospital".

*

"Como Não Morrer!"
Autora: Jan Garavaglia
Editora: Prumo
Páginas: 304
Quanto: R$ 30,32
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página