Livraria da Folha

 
09/04/2010 - 13h16

Livro reúne artigos e fotos sobre montagem "Gilgamesh" de Antunes Filho

da Livraria da Folha

Em 1995, o diretor Antunes Filho produziu uma adaptação para o teatro da epopeia de Gilgamesh tendo Luís Melo no papel de Gilgamesh e Luiz Furlanetto como Anu. A editora Devir agora está lançando "Gilgamesh", um conjunto de informações dessa montagem e traz o texto integral da peça, fotos da montagem e artigos sobre a epopeia e a montagem.

Divulgação
Obra documenta uma das peças mais marcantes do teatro paulistano
Obra documenta uma das peças mais marcantes do teatro paulistano

"Gilgamesh" é um documento de uma montagem que marcou o cenário teatral paulistano, que traz textos escritos por Danilo Santos de Miranda, Antunes Filho, Sebastião Milaré, Sábato Magaldi, Mariângela Alves de Lima, Marcelo Role e Emanuel Bouzon.

A epopeia de Gilgamesh é um dos mais antigos registros escritos do ser humano e a primeira das grandes epopéias literárias da humanidade. Em torno do sumério Gilgamesh, rei de Uruk, que viveu cerca de 2.700 antes de Cristo, foi-se forjando um conjunto de poemas míticos, estruturados em doze tábuas de argila, escritas em cuneiforme, onde são questionadas as grandes inquietações que sempre perseguiram o homem: o significado da vida, o problema da morte, a busca da imortalidade e a resignação diante do destino.

Antunes Filho faz parte da primeira geração dos encenadores modernos do Brasil. No decorrer do processo de adaptação e criação da peça Macunaíma, espetáculo apresentado em cerca de 20 países, Antunes passou a sistematizar uma série de recursos técnicos para o ator, que havia descoberto ao longo dos seus até então 25 anos de carreira. Eram exercícios de corpo e de voz que, inspirados em escolas antigas (sobretudo no método de Stanislavsky), buscavam adequar técnicas à realidade cultural e ambiental do ator brasileiro.

 
Voltar ao topo da página