Livraria da Folha

 
11/04/2010 - 21h49

"A Maçonaria" retorna às livrarias após febre de "O Símbolo Perdido"

da Livraria da Folha

O livro "A Maçonaria" (WMF Martins Fontes) --que esteve esgotado logo após o lançamento de "O Símbolo Perdido", de Dan Brown, e agora retorna às livrarias-- é daqueles para colocar na mesa da sala, de destaque. As 386 ilustrações (327 em cores) mostram pinturas de épocas variadas, fotos de objetos e espaços maçônicos, documentos oficiais e imagens de importantes personalidades que fizeram parte da maçonaria, como o escritor Voltaire e o músico Mozart.

Além de reunir este acervo amplo de material, e de imagens nunca antes divulgadas, o livro fala sobre a origem e a história da maçonaria, a filosofia por trás dos rituais, as relações sempre mutáveis com a sociedade, os enigmas e os mistérios associados aos maçons.

Abaixo, a primeira imagem reproduz um desenho francês do século 18, que representa parte importante do ritual do Terceiro Grau. Já a segunda ilustração traz um painel com instrumentos que indicam determinadas qualidades morais. A terceira mostra um avental inglês da GLUI, de 1813 --nessa época, o avental não era usado para designar o grau do Irmão maçom, mas continha elementos que representavam fé, esperança e caridade.

Divulgação
Divulgação
Na foto, o Esquadro, o Nível e o Prumo; boa parte do simbolismo da maçonaria vem de pedreiros da Idade Média
Na foto, o Esquadro, o Nível e o Prumo; boa parte do simbolismo da maçonaria vem de pedreiros da Idade Média
Divulgação
 
Voltar ao topo da página