Livraria da Folha

 
13/04/2010 - 20h10

Conheça a exuberância dos desertos californianos de Sonora e Mojave; leia trecho

da Livraria da Folha

Esqueça aquele estereótipo de dunas de areia e plantas secas rolando ao vento. Os desertos de Sonora e Mojave, no sul da Califórnia, podem ter climas realmente inóspitos em algumas épocas do ano, mas são repletos de vida.

"Califórnia", da série "Guia as Melhores Viagens de Carro", apresenta uma seção com roteiros especialmente dedicada a esta região. Em três passeios diferentes, é possível conhecer as principais cidades, parques naturais e atrações turísticas localizadas na parte sul deste que é o mais rico estado norte-americano.

E se você não quiser viajar apenas por estas áreas desérticas, há muitas outras opções, como conhecer Palisades Glacier -- a camada de gelo mais meridional do país -- ou Whitney Portal, um dos picos mais altos dos Estados Unidos, com 4.417 metros de altura.

Leia a seguir um trecho deste capítulo de "Califórnia" :

*

Os Desertos

Divulgação
Guia tem seção dedicada aos desertos do sul da Califórnia
Guia tem seção dedicada aos desertos do sul da Califórnia

A poucas horas de carro da concentração urbana de Los Angeles, é possível chegar a uma imensidão árida. Os desertos do sul da Califórnia são uma das grandes atrações naturais do estado embora à primeira vista esses terrenos áridos pareçam ermos e inóspitos e a maioria das pessoas passe por eles sem nem pensar em parar. Que grande engano! Os desertos formam um ambiente frágil e fascinante, com uma beleza austera que se revela lentamente ao visitante. A vida silvestre é abundante, mas só com paciência você será recompensado. Carneiros selvagens ainda podem ser vistos em áreas mais remotas, e há também burros-selvagens, cascavéis, raposas-do-deserto e uma multitude de cactos e outras plantas adaptadas às severas e áridas condições.

Infelizmente a mão do homem deixou marcas indeléveis no deserto. Aonde quer que o desenvolvimento tenha chegado, parece que pouco cuidado foi tomado para a proteção da paisagem. Velhas instalações de mineração estão em ruínas, casas móveis cercadas de carros, máquinas abandonadas e latas enferrujadas e garrafas vazias sujam as margens das estradas.

Porém, felizmente a fragilidade do deserto não escapou à atenção, e com a aprovação da Lei de Proteção do Deserto da Califórnia, em 1994, a maioria dos desertos do estado é agora reserva ambiental. Ninguém deve deixar de vivenciar essa desolada grandeza.

Há duas áreas distintas de deserto. O Mojave é alto deserto, com uma média de elevação entre 914 e 1.524 m. Numa elevação bem mais baixa temos a extensão norte do deserto de Sonora, boa parte dentro do Anza-Borrego Desert State Park, e a extensão sul do deserto do Colorado, culminando no Death Valley National Park. De maio a outubro as temperaturas podem atingir níveis infernais, principalmente no Vale da Morte, onde foram registradas algumas das temperaturas mais altas da Terra. O Vale da Morte é uma popular atração das férias de inverno, e em novembro centenas de caravanas chegam ao vale para aproveitar o clima agradável. No alto deserto, o inverno costuma ser acompanhado de neve e as temperaturas podem ser bem baixas. Nas duas áreas, o início da primavera é a melhor época para visitação, quando o chão do deserto vira um tapete de flores.

Cerca de mil anos atrás, os índios agua caliente foram atraídos pelas sombras dos oásis e fontes de água fresca do deserto. Hoje, o ar limpo e o clima ensolarado e seco atraíram spas de classe internacional, resorts para tênis e golfe, e alguns dos mais elegantes conjuntos residenciais da América. Palm Springs, Palm Desert e Rancho Mirage são uma extensão de Hollywood, tanto por seus moradores quanto pelo es tilo de vida que se tem aqui.

O deserto inteiro é pontuado com antigas instalações de mineração. Ouro, prata e bórax foram outrora extraídos com proveito por toda a região do alto deserto, mas, à medida que os minerais se esgotaram e as minas fecharam, as cidades foram abandonadas deixando um legado de cidades fantasmas ao longo das estradas. Hoje, onde a irrigação com a água desviada do rio Colorado é possível, a agricultura se tornou uma próspera indústria e as tamareiras e outros produtos se estendem até a fronteira com o México.

*

"Califórnia"
Autor: Robert Holmes
Editora: Publifolha
Páginas: 208
Quanto: R$ 44,90
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página