Livraria da Folha

 
16/04/2010 - 10h19

Entenda a importância da pesquisa política na campanha eleitoral

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro trata da modernização das campanhas eleitorais brasileiras
Livro trata da modernização das campanhas eleitorais brasileiras

O eleitor, nos últimos anos, presenciou uma verdadeira revolução na maneira de se fazer uma campanha eleitoral.

Não foram apenas as novas tendências políticas do século 21, mas as transformações tecnológicas encabeçaram a nova maneira de ação. A tecnologia disponibiliza para os candidatos meios de divulgação que eram impensáveis há 30 anos.

Computador, internet e telefonia móvel, apenas para citar alguns desses recursos, foram criados e aperfeiçoados sucessivamente nesse período. Para acompanhar o avanço técnico, a pesquisa política foi forçada a se adaptar.

O "Manual Completo de Campanha Eleitoral" (L&PM Editores, 2010) é um livro importante para políticos em campanha, mas, principalmente, para as pessoas com interesse pela política.

No volume, o autor avalia a história política brasileira e as transformações no campo eleitoral. Leia, abaixo, um trecho do livro.

*

QUAL O PAPEL DA PESQUISA POLÍTICA NA CAMPANHA ELEITORAL?

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Dentre todas as transformações ocorridas nas campanhas eleitorais do século XX, talvez a mais importante tenha sido a inclusão da pesquisa política, no seu núcleo central de estratégia e decisão.

Hoje não mais se concebe uma campanha feita às cegas, baseada apenas na sempre discutível "experiência", na intuição e na improvisação. Hoje não mais se concebe uma campanha que não possua um conhecimento preciso das opiniões e sentimentos dos eleitores, e do acompanhamento das flutuações daquelas opiniões.

A pesquisa política possui os instrumentos técnicos adequados para identificar as propostas aprovadas pelos segmentos decisivos do eleitorado, de cujo apoio depende a vitória. Além disso, proporciona à campanha as informações necessárias para definir o seu eixo estratégico, permitindo-lhe então utilizar, com a maior eficiência possível, os sempre limitados recursos de que dispõe.

A moderna campanha eleitoral deve, então, sempre que possível, ter um programa completo de pesquisas - quantitativas e qualitativas - correspondendo às suas diferentes fases.

Antes da campanha: a pesquisa de diagnóstico

Na fase anterior à campanha propriamente dita deve-se realizar a Pesquisa de Diagnóstico Político ("benchmark poll"), que funciona como o "marco-zero" da campanha, e que fornecerá as informações vitais para definir o posicionamento da candidatura, seu foco e sua estratégia.

*

"Manual Completo de Campanha Eleitoral"
Autor: Francisco Ferraz
Editora: L&PM Editores
Páginas: 406
Quanto: R$ 45,00
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página