Livraria da Folha

 
18/04/2010 - 17h43

Autor japonês utiliza narrativas breves para elucidar meio musical

da Livraria da Folha

Divulgação
Contos de Kazuo Ishiguro sobre os bastidores do mundo musical
Contos de Kazuo Ishiguro sobre os bastidores do mundo musical

O japonês Kazuo Ishiguro utiliza-se de um instrumento a mais para compor seus contos --a música. Em "Noturnos", que será lançado no dia 19 de abril pela Companhia das Letras, o escritor reuniu cinco narrativas sobre instrumentistas e amantes da música de diversas partes do mundo.

O livro deixa de lado a solenidade do meio musical e se apóia na concisão, leveza e humor do gênero curto para contar as histórias. Uma delas é a de Tony Gardner, um velho crooner americano, que já não desfruta do mesmo prestígio até ser surpreendido com um convite de parceria feito por um ícone.

Conhecemos também um professor de inglês que vive na Espanha e vai a Londres visitar um casal de amigos, e se descobre envolto em ressentimentos e neuroses. Na mesma cidade, um músico procura emprego em uma banda, mas decide recuperar a inspiração nas colinas britânicas.

Belas melodias embalam tanto as limitações do mundo da música quanto do real. O leitor descobre que o cotidiano, na verdade, é composto por notas musicais sem procedência. O desafio é decifrar seu movimento.

 
Voltar ao topo da página