Livraria da Folha

 
26/04/2010 - 17h43

"As Meninas da Esquina" traz relatos de prostituição na adolescência

da Livraria da Folha

Quando estava levantando material para seu documentário "Meninas" (2006), Sandra Werneck ("Cazuza") descobriu o livro "As Meninas da Esquina". Assim que o leu, descobriu o potencial para transformá-lo em um longa-metragem.

Divulgação
Capa original do volume que mostra o impacto da exploração sexual
Capa original do volume que mostra o impacto da exploração sexual

Em cartaz desde sexta-feira (23), "Sonhos Roubados" utiliza as tramas registradas por Eliane Trindade para acompanhar a vida de três adolescentes que encontram na prostituição uma forma de melhorar a situação em que vivem.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Publicado em 2005, "As Meninas da Esquina" é o resultado de dois anos de pesquisa de Trindade, na qual foram registrados os depoimentos de seis meninas com idades entre 14 e 20 anos. O dia a dia delas foi retratado para mostrar o relacionamento com o resto da família e como elas se prostituem para sobreviver.

A falta de perspectiva, sem objetivos ou futuros, fez com que elas fossem facilmente seduzidas para esse mundo com tão pouca idade. Três delas são mães, diminuindo ainda mais a possibilidade de esperarem por uma vida melhor. Cercadas de violência e miséria, ainda mantêm os desejos de meninas da mesma idade, como uma roupa da moda ou a busca por afeto.

Mantendo sigilo da identidade de cada uma delas, a jornalista procurou interferir o mínimo possível no que lhe era revelado. O formato de diário serve para retratar o universo adolescente e perigoso em que sobrevivem.

Ao final, Trindade ressalta alguns detalhes revelados pelas garotas para analisar a preocupante situação do mercado do sexo, além das políticas públicas pela prevenção da Aids e da gravidez precoce. O fenômeno da exploração sexual e da exclusão social também ganhou os holofotes neste último capítulo.

Por conta da adaptação, a editora Record relançou neste mês o volume com capa do filme.

 
Voltar ao topo da página