Livraria da Folha

 
27/04/2010 - 10h07

Stephen Hawking teme ataque alienígena; veja livros de invasão extraterrestre

da Livraria da Folha

Lawrence Jackson -21.abr.08/AP
Stephen Hawking critica o envio de sondas com as coordenadas da Terra
Stephen Hawking critica o envio de sondas com as coordenadas da Terra

O físico britânico Stephen Hawking, autor de "Uma Nova História do Tempo", disse que os seres humanos devem evitar contato com alienígenas, pois os ETs poderiam simplesmente vir para Terra roubar recursos e ir embora.

"Se os alienígenas nos visitassem, as consequências seriam semelhantes às [que aconteceram] quando [Cristóvão] Colombo desembarcou na América, algo que não acabou bem para os nativos", afirma Hawkings em uma nova série de documentários.

Mas se a questão foi colocada agora por Hawkings, ela já intriga os escritores de ficção científica há quase uma centena de anos. Conheça abaixo alguns de contatos imediatos que não terminam de forma muito pacífica para os seres humanos.

"Guerra dos Mundos", de H. G. Wells

Um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica e o livro que deu força ao gênero da invasão alienígena. Tudo começa quando astrônomos detectam fortes luzes na superfície de Marte. Eles discutem possíveis causas para o fenômeno, sem se dar conta de que os clarões são disparos de esferas metálicas em direção à Terra, provocados pela ação de criaturas inteligentes que habitam o planeta vermelho.

"Box Guia do Mochileiro das Galáxias (5 Vols.)", de Douglas Adams

Em um livro no qual, logo nas primeiras páginas, o planeta Terra é destruído para a passagem de uma estrada hiperestelar, o leitor pode esperar qualquer coisa. Esse box traz cinco volumes dessa que é uma das maiores sátiras de ficção científica que já existiram.

"Guerra Sem Fim", de Joe Haldeman

Escrito em 1974, conta a saga do soldado William Mandella, mandado para o espaço na década de 1990 para combater os misteriosos taureanos. Depois de dois anos de serviço ele volta à Terra, mas uma dilatação no tempo provocada pela viagem fez com que esses dois anos durassem muito mais.

"Fim da Infância", de Arthur C. Clarke

A história tem início no período da guerra fria. Quando russos e americanos se preparam para a corrida espacial, são surpreendidos por grandes naves que tomam o céu das principais capitais do mundo. Os alienígenas não aparecem para os homens, mas estabelecem contato de forma pacífica. A superioridade dos novos ocupantes fica logo evidente, e eles passam a comandar a terra e melhorar substancialmente as condições de vida. No entanto, os alienígenas se recusam a mostrar a sua forma verdadeira, por algum motivo misterioso.

"O Jogo do Exterminador", Orson Scott Card

No romance, Ender Wiggin é uma criança de seis anos de idade quando é recrutado para a Escola de Combate Espacial. No futuro criado por Orson Scott Card, a humanidade está em guerra com alienígenas invasores, e muitos dos combates são travados em outros sistemas solares, distantes do nosso. Como não existe uma tecnologia de vôo mais rápido que a luz, nessa ficção científica, os muito jovens são recrutados porque eles estarão maduros quando estiveram em batalha ou quando retornarem à Terra.

 
Voltar ao topo da página