Livraria da Folha

 
27/04/2010 - 22h03

"Como trabalhar para um idiota" ensina a evitar conflitos corporativos; leia trecho

da Livraria da Folha

Divulgação
Aprenda a evitar conflitos com seu chefe
Aprenda a evitar conflitos com seu chefe e desgastes para carreira
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"Nem todo chefe é um idiota e nem todo idiota é um chefe. Chefes idiotas não são de todo ruins. Quase todos eles são bons em alguma coisa. Só não são bons para serem chefes. Embora nem todos os chefes sejam idiotas, assim que você aprender mais sobre alguns dos outros tipos, é possível que se sinta grato por ter um chefe idiota."

Assim "Como Trabalhar para um Idiota", lançamento da editora Saraiva, começa a apresentar seu instigante e bem-humorado relato sobre as dificuldades de liderança no meio corporativo.

O autor John Hoover foi executivo da Walt Disney Production e da McGraw-Hill, também é considerado um dos mais prestigiados estudiosos de administração de empresas e relações humanas.

Em sua obra, ele dividiu o mundo dos chefes em oito subcategorias: os bons chefes, os deuses, os maquiavélicos, os masoquistas, os sádicos, os paranoicos, os camaradas e os idiotas. Além de classificá-los, Hoover vai descrevendo os tipos de conflitos e maneiras de superá-los. Ele narra alguns casos e pontua atitudes que compõem um padrão de exercício (ou abuso) de poder.

Leia trecho abaixo.

*

A maioria de nós nunca recebeu nenhuma educação formal ou treinamento na arte da liderança. É comum que eles simplesmente imitem os estilos de liderança e as práticas de seus antecessores.

Embora pareçam indiferentes a quase tudo, os chefes idiotas podem agir dessa maneira para mascarar sua insegurança. Se um empregado faz algo maravilhoso, esse tipo de chefe pode se sentir humilhado, ameaçado em sua capacidade de demonstrar a mesma competência.

Ele pode não ser capaz de identificar o sentimento ou suas origens, mas é capaz de tomar providências para que o empregado sinta o que ele está sentindo. É por isso que nenhuma boa ação escapa impune, e membros da equipe que as executam são rotineiramente constrangidos ou humilhados por seus chefes idiotas.

Se o chefe não tem certeza se a atitude de um membro de sua equipe é boa ou ruim, é provável que ele decida pelo ruim e assuma o controle da situação, só por precaução. É embaraçoso admitir que eu mesmo já fiz isso. Interferi em conversas sobre assuntos que desconhecia completamente só para parecer bem informado. Escolhi citações, termos e frases cujos significados não conhecia e as repetia no meio de conversas. Se ninguém reagia, eu sabia que havia escapado ileso. Se todos se calavam e olhavam para mim, eu agia como se algo estivesse enroscado na minha garganta. Acreditem, existem maneiras melhores de conquistar a confiança e o respeito dos membros de sua equipe do que camuflar sua ignorância.

O aluno torna-se professor

A melhor maneira de não se estressar com um chefe idiota nem cair em desgraça com ele é treiná-lo... sem que ele perceba, é claro! Este será seu trunfo. Prepare seu plano de maneira consistente.

Um professor de psicologia ensinava os conceitos do condicionamento clássico a sua turma quando os alunos viraram o jogo. Uma insidiosa conspiração se formou, e os estudantes combinaram que se sentariam eretos e prestaram muita atenção à aula quando o professor estivesse do lado direito de sala. Quando ele fosse para o lado esquerdo, todos se reclinariam e agiriam com aparente desinteresse. Sem perceber por que, logo ele passou a dar sua aula do lado direto da sala. Sei disso porque eu comecei a conspiração.

Você pode fazer o mesmo com seu chefe. Mostre-se atento e interessado quando ele fizer aquilo que você deseja. Ignore-o, trabalhe vagarosamente ou comporte-se com rebeldia quando ele estiver agindo de forma a aborrecê-lo. Se você prestar atenção ao que o faz feliz ou infeliz com relação ao seu comportamento, em pouco tempo poderá começar a influenciar o que ele diz e faz.

Torne-se um antropólogo amador. Finja que é um detetive da mais alta competência. Observe que tipo de quadro ele pendura nas paredes do escritório e que objetos exibe orgulhoso em sua sala. Que animais estão nos retratos de seu calendário? Ouça as palavras e as frases que ele usa. Ele é literato? Sabe operar um computador? Sabe montar um computador? Sabe escolher seus softwares? Sabe soletrar software? Você é capaz de cumprimentá-lo pelas coisas que ele tão obviamente idolatra, inclusive a criança (argh) bonitinha?

Seja paciente, pratique este método. Mas, acredite, isso não acontece do dia para a noite. Na pior das hipóteses, você vai criar um objetivo que o fará levantar cedo e animado para trabalhar no dia seguinte. Também poderá sentir uma genuína satisfação por estar melhorando o ambiente de trabalho para seus colegas. Não se sinta mesquinho ou culpado por fingir ou adular. É a sobrevivência.

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"Como Trabalhar para um Idiota"
Autor: John Hoover
Editora: Saraiva
Páginas: 264
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
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