Livraria da Folha

 
27/04/2010 - 20h12

Bipolar lança crônicas divertidas sobre euforias e excentricidades

da Livraria da Folha

Divulgação
Em crônicas, Marcelo Diniz conta suas experiências como bipolar
Em crônicas, Marcelo Diniz conta suas experiências como bipolar

Durante muito tempo, as pessoas associaram o transtorno bipolar a uma espécie de loucura. Por isso, Marcelo Diniz sentiu uma enorme sensação de alívio ao descobrir, por intermédio de uma amiga norte-americana especialista no assunto, que estava acompanhado em seu distúrbio por gente como Francis Ford Coppola, Tim Burton, Elizabeth Taylor, Jim Carrey, Tom Waits, Robin Williams, Axl Rose, Salvador Dalí, Marilyn Monroe, Elvis Presley, Winston Churchill, Isaac Newton e outros.

A conclusão foi que, se entre seus semelhantes há tantos donos de currículos invejáveis, nem tudo está perdido. E a grande sacada das crônicas de Diniz foi tirar o foco dos aspectos depressivos da doença e transpor suas excentricidades do dia a dia para textos acessíveis e divertidos.

São histórias inusitadas, típicas de uma pessoa que, ao ser avisada que seu veículo roubado estava estacionado em perfeito estado em frente a uma casa no meio da favela do Complexo do Alemão, no Rio, não tem dúvidas: vai sorrateiramente até o local e, munido da chave reserva, traz seu carro de volta.

Em outra passagem, no ano de 1980, bastou descobrir que o nome do aguardadíssimo cometa Halley não havia sido registrado nem no Brasil nem nos EUA para que imediatamente abandonasse a sólida carreira numa grande empresa para se aventurar a fazer do fenômeno a sua marca registrada.

Os casos são intermediados por períodos de crises e normalidade, permitindo ao leitor conhecer um pouco do universo de um bipolar e até se reconhecer em certas atitudes.

Diniz sempre trabalhou em comunicação, como cliente (Esso, Souza Cruz), veículo (TV Globo) ou agência (McCann Erickson, MPM, Contemporânea, Artplan, Koch Tavares). Foi professor de pós-graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), FGV (Fundação Getulio Vargas) e Fundação Dom Cabral. É assessor da Associação Brasileira de Agências de Publicidade e planejador da Associação Brasileira de Propaganda.

*

"Crônicas de um Bipolar"
Autor: Marcelo Diniz
Editora: Record
Páginas: 240
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página