Livraria da Folha

 
28/04/2010 - 08h12

Conheça cinco livros que esclarecem a ação da Sociedade Teosófica

da Livraria da Folha

Fundada em 1875, na cidade de Nova York, a Sociedade Teosófica busca a fraternidade humana e a verdade. Para desvelar os mistérios do mundo, os adeptos da teosofia investigam cultos antigos, estudam civilizações perdidas e analisam descobertas científicas recentes.

Divulgação
Helena Petrovna Blavatsky é um dos maiores nomes da literatura esotérica contemporânea
Helena Petrovna Blavatsky é um dos maiores nomes da literatura esotérica contemporânea

Entre seus 16 membros fundadores estava Helena P. Blavatsky (1831-1891), talvez a mais conhecida divulgadora da doutrina e autora de diversas obras sobre o tema.

Considerado uma obra-prima da literatura mística, "A Voz do Silêncio" (Pensamento, 2010), a última da escritora, é uma das melhores fontes sobre os ensinamentos teosóficos.

Com linguagem clara e organizado por Arya Asanga, teósofo e mestre hindu, "O Livro Perdido de Dzyan" (Pensamento, 2009) traz comentários que esclarecem conceitos herméticos e abstrusos tratados por Blavatsky em seus títulos anteriores.

Divulgação
Livro traz revelações e esclarecimentos sobre a "Doutrina Secreta"
Livro apresenta novas revelações sobre a obra de Helena P. Blavatsky

Outro grande divulgador da teosofia --ex-sacerdote anglicano e discípulo direto de Blavatsky-- é o inglês Charles Webster Leadbeater (1847-1934). Entre seus livros se destacam "O Homem Visível e Invisível" (Conhecimento, 2009) e "A Visão Teosófica das Origens do Homem" (Pensamento, 2009).

Volume introdutório para o estudo da antroposofia, "Teosofia" (Antroposófica, 2004), foi publicado originalmente em 1904, durante a filiação do autor Rudolf Steiner à Sociedade Teosófica da Alemanha. Uma ordenada compreensão do ser humano e suas relações com as esferas física, anímica e espiritual.

Percy Harrison Fawcett (1867-?), explorador britânico que desapareceu no Brasil e inspirou o herói hollywoodiano Indiana Jones, também estudou a teosofia. Perto de completar 135 anos, a sociedade ainda atrai muitos seguidores.

 
Voltar ao topo da página