Livraria da Folha

 
29/04/2010 - 14h09

Grupo lança livro em homenagem a pioneiros na luta contra Aids no Brasil

da Livraria da Folha

Em comemoração aos seus 25 anos, o Gapa (Grupo de Apoio à Prevenção à Aids), preparou uma homenagem aos pioneiros da luta contra doença no país. A ONG lançou nesta semana o livro "100 nomes que fizeram a história da luta contra a Aids no Brasil".

27.mar.2009/Daryan Dornelles/Folha Imagem
Gabriela Leite, criadora da grife Daspu, é uma das homenageadas em livro do Gapa.
Gabriela Leite, criadora da grife Daspu, é uma das homenageadas em livro do Gapa.

A publicação traz perfis de personalidades como o cantor Cazuza, um dos primeiros famosos a assumir publicamente que convivia com o HIV. A seleção feita pelas organizadoras Áurea Abbade e Fátima Baião para o livro é abrangente e inclui nomes como o da travestia Brenda Lee, criadora de uma casa de apoio que recebeu seu nome e funciona no centro de São Paulo.

Há também o perfil da prostituta e ativista Gabriela Leite, autora do livro "Filha, Mãe, Avó e Puta" e idealizadora da grife Daspu. O professor e antropólogo Luiz Mott, escritor de "Crônicas de Um Gay Assumido" e fundador do Grupo Gay da Bahia, foi lembrado na obra. O jornalista Aureliano Biancarelli, um dos primeiros a divulgar e cobrir notícias sobre a doença no país em sua passagem pela Folha na década de 80, está entre os homenageados.

Paulo Giacomini, ex-colunista da Folha, foi o editor do livro. À Livraria da Folha o jornalista revelou que a publicação foi financiada com recursos do Programa Estadual DST/Aids e a tiragem inicial é de 500 exemplares.

As cópias serão distribuídas para profissionais de saúde e ativistas e grupos que trabalham com prevenção.

 
Voltar ao topo da página