Livraria da Folha

 
30/04/2010 - 11h41

Cosac Naify lança conto inédito de Ernest Hoffman, autor de "O Quebra Nozes"

da Livraria da Folha

Divulgação
Autor introduziu o conceito de "multidão" na literatura ocidental
Autor introduziu o conceito de "multidão" na literatura ocidental

O alemão Ernst Theodor Hoffman (1776-1822), conhecido do leitor brasileiro pelas novelas "O Quebra Nozes" e "Petruschka", é um exímio autor de contos e um dos nomes mais importantes da literatura fantástica --ele influenciou importantes escritores, como Edgar Allan Poe (1809-1849).

A editora Cosac Naify lança agora o livro "A Janela de Esquina do Meu Primo", conto de Hoffman inédito em português. Publicado pela primeira vez em 1822, o texto de caráter autobiográfico narra a história de um escritor inválido, preso em um pequeno apartamento de onde observa a praça Gendarmenmarkt, a principal de Berlim. Quando recebe visita de um primo, os dois descrevem os tipos que a frequentam para fazer compras semanais.

A partir de uma narrativa com tintas cinematográficas, o autor ressalta aos leitores da época as mudanças de uma nova convivência social urbana. Hoffman foi o primeiro a introduzir o conceito de multidão na literatura ocidental, depois absorvido pelos por outros autores, como o próprio Poe em seu "O Homem da Multidão" e Charles Baudeleire (1821-1862) em seus poemas sobre Paris.

O projeto gráfico da edição é de Daniel Bueno. A partir de colagens, o artista recria imagens da época em que o texto foi escrito e as ilustrações são recordadas nas margens do livro-- como uma janela que se abre para a praça.

O escritor e tradutor Modesto Carone assina a quarta capa do livro e o classifica como uma das obras primas de Hoffman, também autor de "Noturnos" e "O Elixir do Diabo".

 
Voltar ao topo da página