Livraria da Folha

 
01/05/2010 - 10h58

Escritores brasileiros celebram semelhanças entre árabes e judeus em coletânea

da Livraria da Folha

Divulgação
Histórias sobre a herança árabe e judaica de escritores brasileiros
Histórias sobre a herança árabe e judaica de escritores brasileiros

"Primos" é uma coletânea de contos de autores brasileiros que homenageia as semelhanças entre árabes e judeus. Primos de origem, árabes e judeus têm mais afinidades do que diferenças, embora a situação política no Oriente Médio termine por dar ao mundo a impressão de que o ódio entre esses dois povos está na base de suas culturas. Por que brigam tanto, nos perguntamos, se são tão parecidos? E por que exaltar suas desavenças, se os pontos de encontro são tão mais profundos, tão mais antigos?

Árabes e judeus atravessaram os tempos com o livro no centro de suas tradições. E desse amor deriva o apego à narrativa, ao contar e criar histórias, e o desejo das famílias de ambas as culturas de não deixar as origens se desvanecerem. E é por isso que as autoras buscam fazê-los coexistir num livro, assim como já coexistiram fisicamente em diversas regiões, em épocas variadas, e ressaltam a peculiaridade desse pedaço de terra chamado Brasil, onde essas duas comunidades convivem de forma harmoniosa com a diversidade cultural, étnica ou religiosa.

Para mostrar a riqueza e a diversidade dessa herança -da qual ainda se conhece pouco no Brasil-, e ao mesmo tempo a proximidade entre duas culturas que, embora muitas vezes sejam vistas como opostas, tiveram berço semelhante, as autoras reuniram num único volume contos de 20 escritores brasileiros de ascendência árabe e judaica, desde consagrados até iniciantes.

 
Voltar ao topo da página