Livraria da Folha

 
30/04/2010 - 17h03

Ex-agente stalinista é perseguido por população após morte do ditador em thriller

da Livraria da Folha

Divulgação
Liev Demidov precisa agora pagar pelas atrocidades do passado
Liev Demidov precisa agora pagar pelas atrocidades do passado

O escritor britânico Tom Rob Smith é autor de "Criança 44", que foi traduzido para mais de vinte países e vendeu mais de 15 mil exemplares no Brasil. No lançamento "O Discurso Secreto" ele traz de volta o seu atormentado e corajoso herói, Liev Demidov, que vive agora uma história em que os erros do passado ameaçam destruir o presente, famílias devem superar obstáculos impensáveis para salvar aqueles que amam e a esperança de tempos melhores surge nas piores situações.

Na União Soviética de 1956, Stálin está morto, mas ainda é idolatrado, e o violento regime legado por ele às nações socialistas começa a se fragmentar. Na sociedade de então, em que policiais são criminosos e criminosos são inocentes, o famoso "discurso secreto" de Nikita Kruchov, sucessor de Stálin, pronunciado no 20º Congresso do Partido Comunista Soviético, expõe fissuras no sistema, denunciando os abusos do ex-ditador. Distribuída para toda a nação, a mensagem antistalinista desencadeia mudanças nas vidas de muitos soviéticos.

Um deles é Liev Demidov, ex-agente de segurança do Estado, que trabalha como detetive de homicídios e há muito repudia seu passado profissional. Mas isso não basta para sua redenção: suas duas filhas adotivas, Zoya e Elena, não o eximirão facilmente de sua parcela de culpa na morte dos pais biológicos. Além das meninas, há também a vingativa Fraera, esposa de um padre aprisionado em um gulag por Liev. Hoje líder de uma violenta gangue, ela sequestra uma das filhas do ex-agente e coloca toda a família em perigo para conseguir libertar seu marido.

 
Voltar ao topo da página