Livraria da Folha

 
01/05/2010 - 08h12

Lançamento na Pinacoteca mostra como vive a comunidade onde não há salário

da Livraria da Folha

Divulgação
Com 66 imagens, este livro mostra comunidade onde não há propriedade privada nem salário
Com 66 imagens, este livro mostra comunidade onde não há propriedade privada nem salário

Quem passar na Pinacoteca do Estado de São Paulo neste sábado (1º), entre as 11h e 14h, irá se deparar com cenas de homens e mulheres no cultivo da terra, colhendo frutas na Comunidade Yuba, localizada no bairro de Primeira Aliança (Mirandópolis), a 608 km de São Paulo.

O lançamento do livro "Yuba", com textos de Lucille Kanzawa, Diógenes Moura e Xavier Bartaburu, no pátio interno da Pinacoteca, apresentará 66 imagens --38 coloridas e 28 em preto e branco-- dos imigrantes japoneses e de seus descendentes, que vivem em um regime comunitário e de dedicação às artes, no interior de São Paulo.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Há sete anos, Lucille dedica-se à pesquisa fotográfica sobre a comunidade. "Cresci como qualquer criança de Yuba, com as mãos num piano e os pés em sapatilhas, cercada de livros e de música clássica", diz Lucille.

Às 12h, o Balé Yuba tomará conta da Pinacoteca. Trinta bailarinos vindos de Mirandópolis apresentarão três números --Soran, Rising e Festa do interior-- criados pela professora e coreógrafa japonesa Akiko Ohara, que mora na comunidade e não fala português.

O livro é trilíngue --português, inglês e japonês.

*

Lançamento do livro "Yuba"
Quando: 1º de maio, das 11h às 14h.
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo - pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central de São Paulo, tel. 0/xx/11/3324-1000.
Ingresso: Grátis.

 
Voltar ao topo da página