Livraria da Folha

 
05/05/2010 - 22h26

Cosac Naify lança obra infantojuvenil com ilustrações do artista gráfico Paul Rand

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro foi a primeira aventura de Rand no universo infantojuvenil
Livro foi a primeira aventura de Rand no universo infantojuvenil

"Eu Sei um Montão de Coisas", livro de estreia do artista gráfico do Paul Rand pela literatura infantojuvenil, foi publicado pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1956. A editora Cosac Naify lança agora o título no Brasil, depois de publicar outra obra do autor para crianças, "Pequeno 1".

Paul Rand (1914-1966) começou a carreira aos 23 anos, em Nova York e, ao longo de sua trajetória, ocupou uma posição central no desenvolvimento das artes gráficas, por incorporar tecnologias a seu processo de criação quando tudo ainda era muito artesanal e a computação, incipiente.

Influenciado pelo Cubismo e pelo Construtivismo, Rand produziu campanhas publicitárias para revistas como a "Esquire" e criou marcas fortes, como a da rede de televisão ABC e da empresa IBM.

Após dedicar-se anos à publicidade, Rand resolveu aventurar-se pela literatura infantojuvenil e o primeiro resultado foi o "Eu Sei um Montão de Coisas". Os versos leves que se integram às ilustrações são assinados por Ann Rand, à época esposa de Paul.

O artista abusa do colorido e preenche todo o espaço das páginas com figuras arredondadas --do espelho ao cachorro de bolinhas, passando por um bolo coberto de cerejas--, movimento circular que se reflete também na narrativa, em um constante exercício do de descoberta do mundo e de si mesmo.

Ao contar tudo o que sabe, o narrador descobre que ainda há muito a descobrir.

A história se torna, então, um percurso pelo saber e o não saber-- ao contar tudo que sabe, o narrador descobre que ainda há muito a conhecer --exercício que também pode estimular o olhar das crianças para suas próprias descobertas.

 
Voltar ao topo da página