Livraria da Folha

 
06/05/2010 - 11h38

Livro evidencia a contribuição do artista Paul Rand para o design gráfico contemporâneo

da Livraria da Folha

Divulgação
Rand introduziu os processos criativos e o ensino do design
Rand introduziu os processos criativos e o ensino do design

Em "Conversas com Paul Rand", Michael Kroeger trata das principais ideias do artista gráfico norte-americano. O volume será lançado pela Cosac Naify em 14 de maio.

Considerado um dos designers mais criativos de sua geração, Paul Rand (1914-1996) lançou o "estilo tipográfico suíço". O dinamismo de suas criações marcou seu trabalho. São dele logos que fizeram história no design contemporâneo, como o da emissora ABC, das marcas IBM e Westinghouse, dentre outros. Suas capas de revista inovaram e romperam com o tradicionalismo que imperava no meio.

Rand foi influenciado pela arte modernista e por obras dos cubistas, dadaístas e suprematistas. Segundo ele, "design é tão simples, por isso é tão complicado". Da publicidade às capas de livros infantis, o volume mostra como o artista introduziu alguns temas de destaque da comunicação visual, como o ensino do design gráfico.

Conceitos teóricos sobre a profissão também são esclarecidos. Seis profissionais da área narram suas experiências pessoais com Rand. O projeto gráfico do volume é assinado por Elaine Ramos, que ressalta as cores verde e rosa, além de realizar um jogo tipográfico com frases do designer.

 
Voltar ao topo da página