Livraria da Folha

 
16/05/2010 - 13h30

Autora revela o segredo do pão de queijo mineiro; veja receita

JULIANA FARANO
da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Minas Gerais é terra de gente simpática e hospitaleira. É difícil alguém visitar a região e não se apaixonar pelo povo sorridente e de sotaque convidativo, que leva a culinária muito a sério. Não é a toa que pratos salgados e doces que saíram do estado conquistaram o Brasil inteiro.

Divulgação
Jornalista compartilha as receitas dos cadernos de sua família
Jornalista compartilha as receitas dos cadernos de sua família

Pensando nessa empatia, a jornalista Rosaly Senra, nascida e criada em Congonhas, cidade localizada a cerca de 70 quilômetros de Belo Horizonte, resolveu tirar a poeira dos cadernos da família, resgatar as receitas e publicá-las no livro "Quitandas de Minas" (Gutenberg, 2008).

A palavra quitanda, de origem africana, significa um tabuleiro onde são expostos diversos alimentos. Na cozinha mineira, o termo se refere a tudo que é servido com café: bolos, pães, doces, geleias, sequilhos, compotas, entre outras delícias.

"A ideia do livro veio mesmo de uma demanda paulista", diz Rosaly, que apresenta um programa de rádio na capital. A autora explica que, em 2002, participava de um chat na internet sobre um programa de rádio de São Paulo sob o codinome "mineira" e, por conta disso, todos acabavam pedindo alguma receita.

Pitadas de segredos

De acordo com a jornalista, o segredo da comida mineira mora em coisas bem simples. "O carinho com que os pratos são feitos, a escolha dos ingredientes e o tempo de preparo são fatores determinantes", afirma. Segundo Rosaly, na culinária da região, tudo é muito demorado. "Minha mãe ainda fica a semana inteira fazendo o seu famoso doce de figo", conta.

E qual será o mistério que envolve a mais famosa iguaria mineira? A autora entrega: "O segredo do pão de queijo é o tipo de queijo utilizado. Para ficar gosto, tem que ser o canastra", diz. Produzido artesanalmente, é um tipo de queijo minas, que ganha um sabor único e encorpado devido a altitude, os pastos e as águas da serra da Canastra. Outro ingrediente importante é o polvilho, que tem que ser de boa qualidade.

Ainda assim, Rosaly afirma que o quitute gera controvérsias. "Cada pessoa tem uma receita diferente, umas mais elaboradas, outras mais práticas, algumas ainda em segredo", diz. Só no "Quitandas de Minas", a autora elencou dez delas. Aqui na Livraria da Folha, divulgamos uma, para dar água na boca.

*

Pão de Queijo

Divulgação
Saiba quais são os segredos do famoso pão de queijo mineiro
Saiba quais são os segredos do famoso pão de queijo mineiro

Ingredientes

- 2 ovos
- 1 copo de leite
- 1 copo de óleo
- 2 copos de polvilho azedo
- 2 copos de queijo-de-minas, ralado
- 1 pitada de fermento em pó
- Sal

Modo de preparo

1. Bater no liquidificador os ovos, o leite e o óleo para misturar bem.

2. Despejar numa vasilha.

3. Juntar o polvilho e o queijo e misturar bem.

4. Colocar a massa em forminhas de empada untadas e levar para assar em forno bem quente.

*

"Quitandas de Minas"
Autor: Rosaly Senra
Editora: Gutenberg
Páginas: 188
Quanto: R$ 75,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página