Livraria da Folha

 
17/05/2010 - 17h31

Jornalista acompanha carreira de Walter Salles e evolução do cinema nacional

da Livraria da Folha

O cinema nacional, assim como o país, procura uma identidade na qual se firmar. A falta de recursos e o pouco investimento na indústria cinematográfica fizeram com que o início dos anos 90 fosse de produções escassas.

Divulgação
Marcos Strecker retrata o cinema de Salles e a produção nacional
Marcos Strecker retrata o cinema de Salles e a produção nacional

Walter Salles e o seu "Central do Brasil" mudaram a cara da sétima arte no Brasil e abriram espaço para as produções que ganharam destaque nos grandes circuitos. Salles acabou elevado ao status de diretor internacional.

Com a sua cinebiografia ainda em aberto --um dos seus próximos projetos é a adaptação de "On the Road", de Jack Kerouac-- Salles tem sua carreira detalhada em "Na Estrada", escrito pelo jornalista Marcos Strecker e lançado este mês pela Publifolha.

Acompanhando a carreira do diretor desde o começo, Strecker reúne entrevistas, análises e textos publicados por Salles para observar a evolução do cinema brasileiro. Partindo das produções do cineasta acaba observando tudo o que se produziu no Brasil em matéria de filmes, uma vez que o cineasta possui grande influência e pioneirismo.

De seus primeiros trabalhos ao embrionário "On the Road", Strecker mostra o que qualificou Walter Salles como o nome de maior expressão no cinema nacional e como aquele que assumirá os riscos da adaptação do livro de Kerouac.

Trazendo os principais títulos do diretor faz, também, uma análise da dificuldade em se produzir um longa-metragem no Brasil e também no exterior. Patrocínio e acordo entre produtora e equipe de produção são os principais desafios encontrados.

Sem fechar conclusões, o jornalista mantém suas análises em aberto para interpretações, da mesma forma que Salles faz em seus filmes e que se tornou sua marca.

*

Na Estrada
Autor: Marcos Strecker
Editora: Publifolha
Páginas: 336
Quanto: R$ 49,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página